2012-11-29

ResPortugal, um blogue para seguir e participar

Debater a realidade económica e social em Portugal é o objetivo do blogue ResPortugal (Secundária de Caneças), http://resportugal.blogspot.pt/. Tendo reiniciado a sua publicação em 22 de novembro, com uma entrevista a Fernando Pessoa, lança, agora, à discussão o tema: Casamentos e Divórcios. Como evoluiu, nos últimos tempos, o número de casamentos e o número de divórcios em Portugal? É a pergunta com que se inicia o debate. Bora lá participar!

imagem retirada de: http://economico.sapo.pt/noticias/numero-de-divorcios-em-portugal-triplica_107420.html

2012-11-26

Um livro: A Catedral do Mar, de Ildefonso Falcones


Sobre a Catedral do Mar, a professora Tânia Saragoça diz que “é praticamente impossível uma pessoa não se apaixonar pela personagem de Arnau Estanyol ao longo das quase 600 páginas deste livro que sem dúvida é a pedra basilar desta Catedral do Mar e que lhe impregna todo o carisma e misticismo.”



Ildefonso Falcones é um escritor catalão, nascido em Barcelona em 1959. É conhecido pelo êxito de vendas conseguido, precisamente, com a Catedral do Mar. Segundo o El País, foi a novela mais lida em Espanha, depois de 2007.

2012-11-22

Abóboras, castanhas e muito mais

As últimas semanas foram repletas de comemorações e exposições na nossa escola

 Todos os anos a transição do mês de outubro para o mês de novembro destaca-se com a assustadora noite das bruxas!

Halloween vs Pão-por-Deus


Os alunos do 8.º ano e do 11º AI exploraram as semelhanças e diferenças das tradições anglo-saxónicas e portuguesas dos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro. Partindo dessas descobertas elaboraram trabalhos no âmbito da disciplina de Inglês, e em colaboração com a Biblioteca, que expuseram no átrio da entrada da nossa escola e dessa forma quiseram dar as boas vindas aos alunos do 7.º ano, a maioria novos alunos na nossa nova escola. Também organizaram um concurso de QUIZ com perguntas sobre o tema.


Yes we can… save the planet.

Enquadrado na celebração do dia internacional do eco-escolas, 7 de novembro, os alunos do ensino básico,  com destaque para os alunos do 8.º ano, desenvoleram trabalhos, também no âmbito da disicplina de Inglês, sobre sustentabilidade e ambiente que serviram de base para mais uma exposição no átrio, onde também esteve presente a nossa bandeira verde do eco-escolas, ganha no ano letivo anterior.
A propósito desta exposição foi criado o nosso eco-book onde toda a comunidade escolar pode e deve deixar sugestões para tornarmos a nossa escola, a nossa casa, a nossa comunidade, ainda mais green. Este livro estará em permanente construção até ao dia 5 de junho do próximo ano onde nessa altura todas as nossas dicas irão ser compiladas e apresentadas à autarquia de Odivelas.
Ainda a propósito do ambiente, num trabalho interdisciplinar de Língua Portuguesa, Inglês e Ciências Naturais, os alunos do 8.º ano construiram slogans sobre a água para participarem num concurso internacional sobre o tema, promovido pela ONU.
 

Quem quer quentes e boas... quentinhas!

Os alunos da noite organizaram uma exposição sob o título "Castanhefas" onde pudemos observar frutos da época, em particular as famosas castanhas.  Também declamaram quadras, entoaram canções e leram adivinhas, provérbios e lendas de S. Martinho.
Ainda na comemoração do dia 11 de Novembro, esteve presente no auditório da nossa escola Heitor Pinto, estudioso da temática das tradições, para um encontro/conversa sobre "Os Magustos".
 
Até dia 22 de Novembro todos os alunos puderam participar em dois passatempos sobre Lendas e Provérbios.
Caso tenhas perdido esta inicativa da biblioteca deixamos-te agora os desafios propostos.

Conhecer lendas provérbios No dia de S

2012-11-21

Mais uma ferramenta Google: Google Cultural Institute

A novidade já tem alguns meses, data de setembro, e foi retirada do blogue da Rede de Bibliotecas Escolares, http://blogue.rbe.min-edu.pt, (um blogue a seguir de perto):

"A Google criou um sítio, o Google Cultural Institute, que está a organizar e disponibilizar documentação multimédia online - fotos, vídeos, manuscritos, documentos de arquivo -  sobre personagens e acontecimentos marcantes da história e cultura mundiais. Já podem ser consultadas 42 coleções sobre temas como a 2ª guerra mundial, o maio de 68 ou Nelson Mandela e o apartheid. A iniciativa resulta da colaboração entre a Google e museus, arquivos e outras instituições culturais de todo o mundo e promete ser um recurso atraente e muito útil para professores e alunos."

2012-11-20

Um livro para ler: O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago


Porque 16 de novembro de 2012 foi o primeiro Dia do Desassossego, quando Saramago “fez” 90 anos.


Há, em  O Ano da Morte de Ricardo Reis, personagens tão inesquecíveis como a Sete Luas e o Sete Sois (a Blimunda e o Baltasar) de Memorial do Convento:

o Ricardo Reis que regressa a Lisboa depois de uma estadia no Brasil

o Fernando Pessoa que, depois de morto, vem conversar e fazer companhia a Ricardo Reis

a Lídia, empregada de hotel que vive a vida como sente, se deita com Ricardo Reis e o protege

e Marcenda, com a sua mão paralítica, a fazer lembrar as odes de Ricardo Reis

e ainda a outra Lídia, a do heterónimo:

Vem sentar-te comigo Lídia, à beira do rio.
Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas.
    (Enlacemos as mãos.).

2012-11-14

Dicionário do ebook e sugestão de leitura

Iniciando a concretização do projeto, Novas Formas de Ler, Novas Formas de Aprender,  com que nos candidatámos ao concurso de apoio a Bibliotecas Escolares, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, não resistimos a divulgar o dicionário do ebook, criado e disponibilizado pelo professor bibliotecário Carlos Pinheiro, através do seu blogue Ler para crer, http://lerparacrer.wordpress.com/. Um blogue a seguir de perto.

Do mesmo blogue retirámos, também, o Booktrailer A Grande Fábrica de Palavras. Este livro, publicado pela editora Paleta de Letras, destina-se aos mais pequenos mas não só. É uma boa sugestão para o Natal.
Sinopse: Existe um país onde as pessoas quase não falam. Neste estranho país, é preciso comprar e engolir as palavras para pronunciá-las. O pequeno Filipe precisa das palavras certas para abrir o seu coração à bela Sara. Mas como fazer? O que ele lhe quer dizer custa uma fortuna




2012-11-12

Mais um livro para ler: Avieiros (1942), de Alves Redol


Foi o “Colóquio Alves Redol e as Ciências Sociais – a literatura e o real, os processos e os agentes” que nos levou a pensar em Avieiros, um livro que fala da “gente que vivia em barcos, pescando ou vendendo melões ou melancias, segundo as épocas. Nómadas do rio, como os ciganos na terra, tinham vindo da Praia da Vieira e faziam vida à parte: chamavam-lhes avieiros.” (Alves Redol, prefácio à 6ª edição de Avieiros)

Quando, ainda na adolescência, lemos o livro, fomos conduzidos pela emoção proporcionada pelo sentido épico de um povo que, apesar da precariedade das suas vidas, nunca deixou de lutar.

Hoje temos consciência da pesquisa etnográfica que Redol fazia antes de escrever as suas obras, procurando conhecer os hábitos, costumes e modos de vida daqueles de quem falava. Daí não surpreender o interesse que suscita aos estudiosos das ciências sociais.




 Alves Redol (1911-1969) é um dos escritores do movimento neorrealista que, em meados do século XX, colocou o “povo” no centro da ação.