2014-02-26

Biblioteca Municipal D. Dinis - pólo Caneças



“Ler em família: atividades de leitura para crianças dos 3 aos 6 anos”

Sessão de histórias seguida de um atelier que tem como finalidade fornecer ferramentas e técnicas de animação do livro e da leitura, que poderão ser utilizadas em ambiente familiar. Pretende-se criar momentos de afeto e cumplicidade entre pais e filhos, utilizando o livro como intermediário que servirá para unir e desenvolver os sentidos das crianças e os sentimentos entre pares.

Destinatários: crianças dos 3 aos 6 anos acompanhadas de um adulto

Data: 8 e 22 de março - 10h00

Inscrições prévias (nº. limite 10 crianças)
Biblioteca Municipal D. Dinis – Pólo de Caneças
Telm. 924 458 984

2014-02-25

Concurso Nacional de Leitura - 2.ª fase



Já foram selecionados os livros para a 2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura que se vai realizar na Biblioteca Municipal Fernando António Piteira Santos, na Amadora.


Ensino Básico - 3.º ciclo:
 Sonho de uma noite de verão de William Shakespeare /versão Hélia Correia
O aprendiz de guerreiro de Margarida Fonseca Santos

Ensino Secundário
Debaixo de algum céu de Nuno Camarneiro
O Retorno de Dulce Maria Cardoso

BOAS LEITURAS

Blimunda



Já saiu o número 21 da Revista Blimunda, da Fundação José Saramego,  sem  nunca termos referido esta revista. Aqui ficam as desculpas e a nossa remissão: pode ser descarregada aqui

Neste número merece especial  relevo  a entrevista de Andreia Brites a Teresa Calçada, ex-coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares e, tal como é referido, precursora dos caminhos da leitura pública em Portugal.

2014-02-19

Melancómico



À conversa com Nuno Santoss e o seu Melancómico decorreram um bons minutos de aforismos, também, e bem, lidos e ditos por Isabel Gomes, pivot da RTP Açores. Aqui fica um excerto da resposta do autor, dada a Maria João Freitas, à pergunta: Como Nasceu o “Melancómico”?
"A pergunta é complicada […] Acho que as pessoas ainda não exploraram bem as potencialidades do bairro. Falta-nos esta dimensão. Temos a mania de que somos bons no macro mas podíamos ser melhores no micro. Ser solidários, saber das pessoas, incentivar o melhor das pessoas do bairro, da Dona Júlia ao Tozé.”
Para saber mais só lendo o livro – brevemente na biblioteca.

Enamoramomentos



Eles, alunos do 8.º F, tiveram de descobrir Cúpido e Psique,  D. Isabel e D. Dinis, Pedro e Inês, A Bela e o Monstro,  Eusébio e Flora,  Angelina Jolie e Brad Pitt, Romeu e Julieta, Mickey e Minnie… os pares  que, reafirmando  o seu amor, se revelavam  nos espaços da escola. Também foi um momento de redescobrir Camões, “Amor é fogo que arde sem se ver…”, e Fernando Pessoa “Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio…..”. Uma iniciativa do grupo de teatro, com a participação de muitos alunos, e o apoio da biblioteca. Valeu.

E.