2014-12-30

entrar em 2015


Entramos no ano a pensar num mundo melhor. 
E alinhamos com as iniciativas internacionais que sublinham a necessidade de mudar o mundo. 
2015 será um ano onde o desenvolvimento é a resposta proposta pela Parlamento Europeu para a luta contra a pobreza e onde a atenção aos solos será lembrada pela sua importância no combate à fome. 
Associando a tecnologia ao desenvolvimento, 2015 será, também, o ano internacional da luz, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Neste caso, serão recordados diversos marcos importantes da História da Ciência associados à luz e à ótica. 
Estaremos atentos e vamos atuar: finalidade da biblioteca na sua escola.

2014-12-15

novidades na biblioteca




Coleção educação literária
Vários Autores, Porto Editora, 2014 


 


A Porto Editora desenvolveu esta coleção, de que amavelmente nos ofereceu diversos exemplares, constituída por obras de referência da literatura portuguesa e universal indicadas pela Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e Secundário. Alexandre Herculano, Almeida Garrett, Cesário Verde, Fernando Pessoa, Gil Vicente, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Luísa Costa Gomes, Machado de Assis, Robert Louis Stevenson, Oscar Wilde são alguns dos autores cujas obras integram esta coleção que se disponibilizam para empréstimo. 






Eu, Malala : a minha luta pela liberdade e pelo direito à educação
Malala Yousafzai, Christina  Lamb, Presença, 2014


  


Estudada este ano pelos nossos alunos de Filosofia do 10.º ano, a obra autobiográfica de Malala, Prémio Nobel da Paz de 2014, em conjunto com o ativista indiano pelos direitos das crianças Kailash Satyarthi, lembra a tentativa de assassinato de que foi vítima, no Paquistão, por indivíduos que não reconhecem às mulheres o direito de estudarem, e evoca toda a luta pelo direito à educação e pela liberdade que identificamos na ação e na vida desta jovem.