2024-02-27

Partilhamos alguns textos de apreciação crítica de obras científicas apresentadas na sessão Ler e Falar Ciência


Das palavras às partículas: uma crítica quântica





A Mecânica Quântica explicada a quem pensava que nunca a perceberia é uma obra que oferece uma abordagem dinâmica e acessível à complexa teoria da Mecânica Quântica.

O autor, Luís M. Aires, doutorado em Ciências, apresenta de forma clara e objetiva conceitos desafiadores que desafiam o leitor, orientando-o através das complexas teorias do campo da Física. A "aula" em forma de livro está bem planificada, começando com os fundamentos e passando para conceitos mais avançados sem comprometer a compreensão dos mesmos.

Uma das principais qualidades do livro é a sua capacidade em traduzir a linguagem técnica da Mecânica Quântica para uma linguagem mais acessível, apesar de, por vezes, recorrer em excesso ao texto escrito, quando seria fundamental explicar alguns conceitos da Física de forma clara. As analogias, metáforas, ilustrações e até minijogos utilizadas pelo autor são eficazes na representação de princípios abstratos, permitindo ao leitor perceber conceitos mais elaborados de uma forma científica. Mesmo que, eventualmente, não se perceba algo à primeira, o livro apresenta um glossário bem como notas de rodapé que facilitarão a leitura.

Além disso, o livro não se cinge apenas à teoria, mas também explora as implicações filosóficas e as aplicações práticas da Mecânica Quântica, embora pouco frequentes, o que seria algo que facilitaria o processo. Não obstante, essa abordagem enriquece a experiência de leitura, pois relaciona os conceitos abstratos a episódios concretos da vida de qualquer leitor.

Em conclusão, este livro é uma ótima contribuição para o conhecimento de quem pretende aventurar-se, pela primeira vez, na área da Mecânica Quântica. A simplificação de conceitos complexos, combinada com uma abordagem abrangente, tornam este livro muito recomendado para qualquer leitor que pretenda conhecer o mundo da Física Quântica.



Fábio Silva Nº9
Marco Bernardo Nº21
12º CT4


Como desempatar uma corrida com um raio de luz e ganhar…




O livro O Tempo e o Espaço do tio Alberto constitui uma fascinante pesquisa na complexidade mundo da Física Moderna. Esta obra foi escrita pelo autor de renome Russell Stannard e publicada em novembro de 1991, prometendo uma análise simples da Teoria ( da Relatividade, claro!) que revolucionou a nossa compreensão do tempo e do espaço.

A estrutura do livro é ímpar e impressiona, visto que apresenta uma progressão lógica que orienta o leitor, desde os fundamentos mais elementares até às ideias mais complexas sobre a Relatividade Restrita. Os capítulos estão devidamente organizados, ao logo dos quais os conceitos científicos são apresentados separada e gradualmente, facilitando, assim, a compreensão de conceitos mais desafiantes.

Refira-se que o autor revela mestria e habilidade na forma como comunica os princípios físicos , explorando-os detalhadamente em função da sua aplicação no quotidiano. Da mesma forma, a interligação entre a teoria e as suas aplicações práticas é subtilmente estabelecida, contribuindo para a compreensão mais aprofundada sobre a importância desses fenómenos no mundo real. Deste modo, apesar do livro ter sido pensado e direcionado para um público infanto-juvenil, não deixa de apresentar os conteúdos mais complexos sobre a Relatividade Restrita. Deste modo, motiva também para a leitura todos os leitores menos familiarizados com a Física Teórica, mas que sentir-se-ão desafiados a desvendar problemas mais densos.

No entanto, embora este livro apresente algumas imagens, deveria conter mais elementos visuais, tais como diagramas ou gráficos explicativos, na medida em que estes poderiam facilitar a compreensão de conceitos mais abstratos, mais facilmente acessíveis a um público mais vasto.

Em suma, O Tempo e o Espaço do tio Alberto (Einstein!) é, sem dúvida, uma obra que contribui significativamente para a divulgação científica. Esta publicação não se limita a informar, mas também promove a curiosidade intelectual, inspirando os leitores a questionarem não apenas o que sabem, mas também a explorarem o que ainda está para ser descoberto.

Em última análise, a obra transcende as suas páginas, deixando uma marca duradoura na mente e no coração daqueles que se aventuram em sua exploração.



Eduardo Firmino
Sofia Balseiro 
12º CT4




A Teoria de Tudo’’ e a genialidade  de Hawking

 




           



O livro A Teoria de Tudo: a Origem e o Destino do Universo, de Stephen Hawking, é uma obra de divulgação científica, na área da astrofísica, que aborda os principais conceitos da Física moderna, com especial enfoque na origem e no destino do Universo. O livro, lançado em 2002, está dividido em Sete Lições, que abordam temas como a História da Cosmologia, a Teoria da Relatividade Geral, a Teoria Quântica, Buracos Negros e o Big Bang.


Esta obra foi escrita, no geral, de forma clara e acessível, mesmo para leitores sem formação científica. Hawking utiliza analogias e exemplos simples para explicar conceitos complexos, como a singularidade do Big Bang ou a Curvatura do espaço-tempo. O livro apresenta uma leitura fascinante e enriquecedora para qualquer pessoa interessada pela Ciência. Oferece uma visão abrangente dos principais avanços da Física Moderna e é uma excelente introdução para quem deseja saber mais sobre o Universo. Por outro lado, a compreensão de alguns conceitos mais complexos pode ser difícil para leitores sem conhecimentos científicos prévios e as ‘lições’ são demasiado extensas. Deste modo, o sugere-se a inclusão de um Glossário dos termos científicos mais complexos para facilitar a sua compreensão. A subdivisão das ‘sete lições’ , a existir , poderia constituir um meio para que a leitura se tornasse menos cansativa.


A citação selecionada pelo nosso grupo de trabalho, por ser considerada mais cativante é a que conclui a obra: “No entanto, se descobrirmos uma teoria completa, por fim todos nós, e não apenas alguns cientistas, seremos capazes de a perceber na sua generalidade. Nessa altura todos seremos capazes de participar na discussão das razões por que o universo existe. Se descobrimos a resposta a essa questão, teremos obtido o triunfo máximo da razão humana. Porque então conheceremos a mente de Deus”. Esta escolha deve-se ao facto de a mesma ser bastante direta e, ao mesmo tempo, profética e misteriosa, o que confere ao livro uma “mística” especial.


Em termos paratextuais, a capa e a contracapa estão bem elaboradas, sendo simples, mas objetivas. A lombada tem a informação requerida e as badanas têm toda a informação relevante sobre o livro. Especificamente, a badana esquerda apresenta várias apreciações críticas (positivas), enquanto que na direita se apresenta uma breve biografia do autor.


Em suma, A Teoria de Tudo: a Origem e o Destino do Universo é uma obra de grande valor para a divulgação científica. É uma excelente introdução para quem deseja saber mais sobre o Universo, e apresenta uma leitura fascinante e enriquecedora para qualquer pessoa interessada em ciência.


João Raposo

João Matias

12º CT4



Ler e falar ciência

 




“Ler e Falar Ciência”: o universo dos livros e da descoberta científica 

 

 

Por João Raposo, 12º CT4



          No passado dia 10 de janeiro, os alunos de 12º ano da turma CT4 apresentaram os seus trabalhos no âmbito do projeto “Ler e Falar Ciência”. Esta atividade foi realizada em contexto interdisciplinar e envolveu os alunos e as professoras de Física e de Português.

As apresentações orais decorreram na biblioteca da Escola Secundária de Caneças, durante a manhã, tendo tido como interlocutores alunos de 10.º e 11.º anos dos Cursos de Ciências e Tecnologias.

 A atividade foi realizada com o intuito de divulgar a mística da Física Teórica e Experimental, com destaque para os seus factos interessantes e descobertas revolucionárias. Teve também como objetivo explorar outros conceitos científicos para além daqueles que são abordados no currículo escolar, de forma a cativar os alunos mais novos para este “mundo” muito amplo e fascinante.
      Foram destacados livros de vários autores, tais como Stephen Hawking, Carlos Fiolhais e Russell Stannard, físicos muito conceituados cujos estudos têm sido premiados. Deste modo, todos os intervenientes no projeto “Ler e Falar Ciência” puderam contactar com a verdade científica dos conceitos abordados, o que contribuiu para a validação das teorias apresentadas.

Os alunos realçaram a importância destas e de outras atividades em contexto escolar, visto que conferem uma dinâmica que cativa os jovens e os ajuda a descobrir e a explorar novos horizontes, no âmbito do estudo da ciência.