2015-03-19

Terminaram as sessões Ler Ciência com que os alunos de Física do 12.ºano acrescentaram escola à escola e iluminaram (sim este é o ano internacional da luz) a semana da leitura na biblioteca.
Em mensagem anterior apresentámos algumas imagens das sessões. Ficam, agora, os livros lidos e os resumos das comunicações.




A Dynamical Theory of the Eletromanetic Field”


Maxwell
Neste livro podemos encontrar a explicação para a forma como a luz se propaga. Encontramos também as equações deduzidas por Maxwell, que foram de grande relevância para o estudo da física eletromagnética.

André Martins






A Teoria de Tudo
   








Stephen W. Hawking

Gradiva, coleção Ciência Aberta
Grande divulgador de ciência mas também cientista brilhante, Hawking acredita que os avanços da física teórica devem «poder ser compreendidos pelo grande público, e não apenas por alguns cientistas». Neste livro, propõe-nos a extraordinária aventura da descoberta do cosmos e do nosso lugar nele. Em sete lições, responde à curiosidade de todos aqueles que já olharam fascinados para o firmamento e se perguntaram o que há lá em cima e como foi lá parar.

Hawking começa com a história das teorias do universo, desde Aristóteles, que afirmou que a Terra era redonda, até à descoberta de Hubble, mais de dois mil anos mais tarde e de que o universo se encontra em expansão. Partindo daí, explora os confins da física moderna, incluindo as teorias da origem do universo e a natureza dos buracos negros e do espaço-tempo. Da sua investigação na área dos buracos negros, a que se dedicou durante mais de uma década, afirma: «é um pouco como procurar um gato preto numa carvoaria». Por fim, levanta algumas questões da física moderna que continuam sem resposta, especialmente como combinar todas as teorias parciais numa «teoria da unificação de tudo». «Se descobrirmos a resposta a esta questão», declara, «atingiremos o triunfo máximo da razão humana – porque então conheceremos a mente de Deus.»







Vanessa Alves
Tudo Sobre Fibras Óticas
Teoria e Pratica

Almir Wirth
Esta obra foi escrita de forma simples e abrangente tendo o cuidado de introduzir os assuntos de forma a que os mesmos forneçam subsídios aos novos temas. Descreve a fibra ótica, as atenuações e dispersões.

Francisco Duarte


Livro de Ótica




Ibn Al Haytham

No livro I, Ibn Al Haytham deixa claro que sua investigação acerca da luz será baseada em experiências e não em teorias abstratas. Ibn observa também que a natureza da luz é a mesma, não importando a fonte de onde provém. Ele dá a primeira explicação correta sobre a visão, mostrando que a luz é refletida de um objeto ao olho, propondo ainda, em primeira mão, o uso da câmara escura.


Renata Rodrigues




Radiação cósmica de fundo em micro-ondas




Penzias e Wilson

Sítios online
Esta radiação eletromagnética de pequeno comprimento de onda, situada na faixa de microondas, foi detetada por Penzias e Wilson em 1965. Notou-se na isotropia, ou seja, na uniformidade das caraterísticas, tais como a intensidade, e da sua captação em todas as direções, de que se tratava de uma radiância “especial” do universo. Foi então que se designou como radiação cósmica de fundo para a maioria dos cientistas. Estas microondas são também chamadas como “radiação fóssil” do universo, visto que não existe outra radiação que seja regularmente distribuída como esta. Então pegando do modelo mais aceite da criação do universo (Big Bang), pode-se aferir que com esta radiação favoreceu a teoria já referida, na qual valida um universo primórdio (antes do Big Bang) de fotões e de matéria homogénea e compactada. Após a grande explosão, a energia média dos fotões tornou-se menor do que o potencial de ionização dos átomos de hidrogénio, que fez com que os eletrões livres reagissem com os protões, o que provocou a sua diminuição. Desta diminuição, resultou uma menor interação entre os fotões e a matéria que fez com que estes se libertassem e se “expandissem”, ficando como o “fundo” do universo. Este “fundo” trata-se nada mais, nada menos, da radiação cósmica de fundo em microondas, detetada pelo radiómetro construído pelos cientistas referidos no início.





João Oliveira


História da Física
Robert Locqueneux / Publicações Europa- América, Coleção Saber

Este livro fala de como começou a Física, desde o período helénico até aos nossos dias, fazendo ênfase aos assuntos mais importantes de cada século.


Sofia Branco


Física Divertida

Carlos Fiolhais
Gradiva
O objetivo deste é livro é provar que a Física é uma ciência interessante e mesmo divertida, assim Fiolhais vai abordar a paradoxal teoria quântica e a teoria da relatividade, através do humor, teorias que mudaram a nossa visão do mundo e o modo como vivemos nele.
Susana Lourenço




Heinemann Advanced Science: Medical Physics: Imaging
 Jean Pope
Há um século, a única maneira de um médico ver o interior do teu corpo era através de uma cirurgia. Hoje, sem ter de utilizar um bisturi, não só há uma maneira não invasiva de analisar a estrutura e o funcionamento de cada parte do teu corpo, como também, os médicos têm disponíveis várias técnicas de imagiologia à sua disposição.


André Castanheira


O Grande Desígnio






 Stephen Hawkings e Leonard Mlodinow

Quando e como começou o universo? Porque estamos aqui? Porque existe algo em vez de nada? Qual é a natureza da realidade? Porque estão as leis da natureza tão bem ajustadas à existência de seres como nós? Será o aparente «grande desígnio» do nosso universo prova de um criador benevolente, ou a ciência oferece outra explicação?
As perguntas mais fundamentais sobre as origens do universo e da própria vida, outrora do domínio da filosofia, ocupam agora o território onde cientistas, filósofos e teólogos se encontram. Neste novo livro, Stephen Hawking e Leonard Mlodinow expõem o pensamento científico mais recente sobre os mistérios do universo, numa linguagem não técnica marcada simultaneamente pela mestria e pela simplicidade.
Hawking e Mlodinow questionam o conceito convencional de realidade, apresentando uma teoria da realidade «dependente do modelo» como o melhor que poderemos esperar descobrir. Concluem com uma análise fascinante da Teoria M, uma explicação das leis que nos regem e regem o nosso universo que é atualmente a única candidata viável a uma «teoria de tudo» completa. A ser confirmada, será ela a teoria unificada que Einstein procurava e constituirá o derradeiro triunfo da razão humana.
Guia sucinto, surpreendente e magnificamente ilustrado das descobertas que estão a alterar a nossa compreensão do mundo e põem em causa alguns dos nossos mais prezados sistemas de crenças, "O Grande Desígnio" é um livro que esclarecerá – e provocará – como nenhum outro.




Cláudio Mendes
O Novo Mundo do Sr. Tompkins

George Gamow e Russell Stannard
Sr. Tompkins é um humilde empregado de um banco da cidade que vive uma vida simples e sem entusiasmos. Cansado de viver sem entretenimento que lhe alegre a vida, decide começar a frequentar palestras que ocorriam numa universidade. Nessas palestras começou a aprofundar os seus conhecimentos no ramo da física. Através das suas experiências e sonhos, o leitor também aprende mais acerca de conceitos físicos, tais como: teoria da relatividade de Einstein, nascimento e morte do universo, buracos negros, matéria e antimatéria, entre outros.



Polina Shyrokopoyas
A Fórmula de Deus
José Rodrigues dos Santos
Este é um romance que nos leva a uma espantosa revelação, a existência de Deus, baseado nas últimas e mais avançadas descobertas científicas nos campos da física.
Frase: A prova científica da existência de Deus.

Felícia Silva



A Física do Impossível: Uma Exploração Científica dos Fasers, Campos Magnéticos, Campos de Forças, Teletransporte e Viagens no Tempo






Michio Kaku




Nesta obra, Kaku fala sobre ideias atualmente consideradas ficção científica que num futuro próximo (alguns séculos) ou longínquo (milénios) poderão ser uma realidade. Ao todo, são quinze ideias, incluindo campos de forças, invisibilidade, teletransporte, telepatia, psicocinese, antimatéria, viagem no tempo e universos paralelos. Estas quinze ideais encontram-se categorizadas em três grupos de Impossibilidades, as Classes I, II e III.
As Impossibilidades incluídas na Classe I não são possíveis nos dias de hoje, mas também não violam as leis da Física. Por isso, a sua existência poderá ser possível num futuro próximo (um ou dois séculos). Neste estão incluídas as ideias de teletransporte, antimatéria, telepatia, psicocinese e invisibilidade.
Na Classe II de Impossibilidades, as ideias incluídas estão no limite do conhecimento físico atual. Se forem possíveis, só poderão existir daqui a milénios. Neste grupo incluem-se as ideias de viagens no tempo, viagens hiperespaciais e universos paralelos.
Por fim, existem as Impossibilidades de Classe III. Estas violam as leis da física. Se estas acabarem por serem possíveis, representarão uma mudança extrema do conhecimento da física. Aqui estão incluídas as ideias de máquinas de movimento perpétuo e precognição.





Inês Coelho

A Partícula no Fim do Universo

Sean Carroll
Como a caça ao bosão de Higgs nos levou ao limiar de um mundo novo
 Ana Catarina Carvalho
Cume de Dante

(Dante'S Peak)
Dewey Gram

O cientista britânico Harry Dalton é perito em vulcões. O seu chefe, Paul Dreyfus, manda-o para o pico de Dante, uma pequena cidade nas montanhas Cascade, pois uma das montanhas está a mover-se. Será que Harry conseguirá ajudar as pessoas da cidade antes que o vulcão exploda? Porque estará Paul a tentar impedi-lo? Quanto tempo ainda tem?

Diogo Sousa
O Gene Egoísta
Richard Dawkins
O gene egoísta foi publicado em 1976. Se propunha a condensar o enorme corpo teórico já produzido para compreender como espécies surgem e se diversificam, como indivíduos se relacionam e colaboram entre si - e a ir além. Richard Dawkins inovou de muitas maneiras. Introduziu uma linguagem informal e metafórica numa área dominada por reflexões densas e fórmulas matemáticas. Subverteu a percepção intuitiva da importância dos organismos e dos grupos: o gene é quem comanda, quem busca perpetuar-se. Os organismos são máquinas de sobrevivência construídas pelos genes, num processo competitivo em busca da máquina mais eficaz. E a influência dos genes não pára aí. Organismos interagem entre si e com o mundo inanimado, e assim alteram seu ambiente e promovem a propagação de genes presentes em outros corpos.

Ana Antunes
Grande Livro do Espaço
Martin Redfern
O grande Livro do Espaço conduz o leitor através de uma fascinante viagem pelo Universo, descrevendo cada um dos planetas do sistema solar e examinando, entre outros aspectos, a possibilidade de não sermos os únicos seres vivos na imensidão do cosmos.

Mateus Bastos

20 000 Léguas Submarinas - Tomo I - O Homem das Águas
Júlio Verne
"O ano de 1866 foi assinalado por um acontecimento estranho (...) há algum tempo que vários navios se vinham a encontrar no mar com << uma coisa enorme>>, um objeto (...) muitíssimo mais corpulento e rápido do que uma baleia." 
Assim, com o objetivo de "livrar os mares do terrível monstro", o professor Aronnax, o seu criado Conselho e Ned Land partem numa viagem à caça da "aberração", o que os leva ao afastamento da humanidade e à descoberta de um mundo completamente novo, debaixo de água.



Ana Reis
A Teoria de Tudo
Stephen W. Hawking

Neste livro, Stephen Hawking vai tentar resumir o que se pensa ser a história do Universo, desde a sua origem, o Big Bang, até ao seu destino em sete lições, de modo a dar ao leitor um conhecimento básico sobre as teorias apresentadas e dando também exemplos práticos para os leigos nesta área conseguirem perceber o que este lhes ensina.

José Nobre
Stars and their Purpose
Werner Gitt

Detalhes do Sistema Solar:
-A Terra - um planeta excepcional
-A Terra e a Lua
-Alguns factos sobre o Sol e a Lua
-Alguns factos sobre outros planetas e as suas Luas
-Eclipses Solares


Ana Priscila Ferreira

Física para jovens
Janice VanCleave
O livro é composto por doze capítulos, que correspondem a temas de Física como a eletricidade, ímanes, flutuabilidade, gravidade, equilíbrio, voar, máquinas simples, inércia, movimento, luz, calor e som, onde são exploradas diversas atividades experimentais.
Cada experiência apresenta o seu objetivo, o material necessário, o procedimento, os resultados e uma breve explicação.
É um livro destinado a jovens entre os 8 e os 12 anos embora seja perfeitamente aceitável a jovens de idade superior uma vez que explora temas que se adequam aos conteúdos programáticos do ensino secundário.



Henrique Cabral

Os sonhos de Einstein
Alan Lightman
Este livro retrata acontecimentos imaginados pelo autor, apesar de serem baseados em factos reais da vida do cientista. Ao longo destes acontecimentos, que vão sendo apresentados em forma de diário, Einstein vai apresentando vários pensamentos e especulações acerca das matérias que ele ia abordando e das Teorias que ia formulando.

Gonçalo Neves
Onde cresce o perigo surge também a salvação
Hubert Reeves
Incríveis coincidências atómicas e cósmicas permitiram ao Universo organizar-se, enriquecer-se e dar-nos à luz. Do núcleo de carbono às profundezas do planeta, da radiação fóssil aos misteriosos neutrinos, vários fenómenos estranhos têm contribuído para a complexidade do nosso mundo. Mas a riqueza e beleza do mundo encontram-se hoje ameaçados na Terra pelo ser humano, que se tornou a principal ameaça ao meio ambiente, à biodiversidade e a ele próprio.
Este livro coloca em paralelo a história do Universo e a dos seres humanos.
Reeves começa por nos deslumbrar ao contar-nos as improváveis mas fecundas propriedades da matéria, tanto atómica como galáctica, que permitiram que esta se tornasse mais complexa até surgir vida e inteligência na Terra e, talvez, noutros lugares do vasto cosmo. É uma bela história.
Ele adverte-nos a seguir para os perigos que o nosso planeta enfrenta – perigos que são da nossa responsabilidade. Por exemplo, o destino trágico de tantas espécies, algumas extintas, como os mastodontes e os grandes pinguins, outras ameaçadas, como os chimpanzés e as abelhas. Esta é a história menos bela.
Como conciliar, então, o que a ciência nos diz sobre o maravilhoso crescimento da organização à escala cósmica com o sério risco de deterioração que a crise ecológica contemporânea representa para o futuro da vida na Terra? A consciência dessa situação de conflito e a vontade de reagir a que estamos a assistir dar-nos-ão esperança de um futuro mais verde? Como conciliar a bela história do Universo com a história menos bela da Humanidade?
Oferecendo-nos uma e outra em paralelo, Reeves coloca o seu talento de contador de histórias ao serviço da nossa tomada de consciência. Sem esconder a gravidade da atual crise ecológica, ele sublinha os sinais de uma reação humana que nos permite esperar um futuro melhor.
Frase/Ideia: "Não haverá respeito entre os seres humanos enquanto não respeitarmos os seres não humanos."






Joana Cotrim
Astronomica
Fred Watson
Astronomica é uma obra de referência essencial para todos os que se interessam pelo espaço e pela Astronomia que examina minuciosamente o universo e os objetos misteriosos que habitam o céu noturno.


Lúcia Cunha
Energia para o futuro - Como Resolver a Crise Energética e Abastecer a Sociedade do Futuro

Robert B. Laughlin

O previsível : - os combustíveis fósseis esgotar-se-ão
                         - as forças de mercado serão o motor da inovação  
                          - as leis da física permanecerão as mesmas
O potencial : -Desperdício animais, o lixo e Energia Solar  



Diogo Brandão
Óptica Geométrica
Robortella Avelino Edson
Explicação, teórica e matemática, das propriedades físicas da luz e exercícios práticos.
 João Batina

Sem comentários:

Enviar um comentário