o blogue da Biblioteca da Escola Secundária de Caneças
2011-01-22
"Biodiversidade é Vida, é a nossa vida"
"Biodiversidade é Vida, é a nossa vida" é o nome da exposição patente na nossa escola, a partir de 2.ª feira, dia 24, no pav. A. É de visitar também o seu excelente website em: https://sites.google.com/site/biodiversidadeenossavida/
1º - Dos 18 posters qual deles mais me interessou? Eu escolhi o poster com o título "Uma perda alarmante de biodiversidade", o tema está implícito no título.
2º - Das fotografias qual delas mais me interessou? Eu gostei principalmente de uma imagem que estava num dos posters, que era um caranguejo-eremita a usar como concha um pedaço de uma garrafa de vidro. Das fotografias gostei especialmente de uma com um aglomerado de morsas (penso que fossem morsas) concentradas num pequeno espaço de terra (gelo); provavelmente devido à subida do nível da água do mar perderam algum do seu território/ da sua casa.
3º - Dos pensamentos qual deles mais me interessou? "A terra é insultada e oferece as flores como resposta" de Rabindranath Tagore. Escolhi este pensamento porque achei que devido à situação actual do planeta era o mais acertado de escolher como principal e porque é um dos poucos presentes na exposição que pode levar à reflexão.
4º - Das adivinhas qual delas mais me interessou? "Passeio por onde quero, caminho com desafogo, todos os anos me visto e sempre de trajo novo. Como e bebo e nada me custa, e quem me vê logo se assusta." A adivinha foi a mais difícil de escolher, porque realmente estavam bem feitas e muitas delas só vendo a solução se chegava ao animal correspondente. Escolhi este porque penso que contém informação importante sobre o animal correspondente (serpente) sem no entanto por em causa as rimas e a dificuldade de obter a solução para a adivinha.
5º - Impressão geral: Boas adivinhas, imagens apelativas, temas interessantes (posters), no geral penso que a exposição estava bem pensada. Na minha opinião, a única coisa que possa ter falhado foram os pensamentos. Alguns eram parecidos, só mudava o que era dito porque a mensagem era a mesma e no geral não havia pensamentos para reflexão que é o que se quer de um pensamento "filosófico". Penso que seja só esse o aspecto a melhorar porque o resto estava bem pensado.
Aqui deixo o meu comentário sobre a exposição "Biodiversidade é Vida, é a nossa vida":
Começo por referir-me aos inúmeros pósters informativos presentes na exposição. Todos bastante apelativos e repletos de informação e com muitas imagens interessantes. A imagem que mais me captou a atenção foi a do caranguejo eremita que, em vez da sua habitual "casa de concha" encontrava-se dentro da parte superior de uma garrafa de vidro. Apesar de ser uma imagem interessante e até engraçada leva-nos a reflectir sobre a nossa influência enquanto espécie sobre os outros seres vivos.
Acerca dos pósters em si, penso que o mais interessante seja o referente ao valor económico da biodiversidade.
Nesta mesma exposição podíamos ainda encontrar adivinhas interessantes, fáceis e difíceis. A que mais me captou a atenção foi a seguinte:
Lutos são trajos meus duro é o meu coração com as gotas de meu coração as trevas fugindo vão Quem sou eu?
Após uns momentos de reflexão consegui chegar à resposta: é a azeitona.
Por último queria referir as curtas mensagens de personalidades e cientistas das quais muitas eram bastante filosóficas e convidavam ao raciocínio. A que me pareceu melhor foi "Existem homens que se tornam animais quando começam a ser tratados como homens".
Receber-vos aqui, neste blogue, é um prazer. E estão duplamente de parabéns: por nos terem visitado e pela excelente exposição que organizaram (além do site que também merece a mesma adjectivação). Vocês conseguiram juntar a ciência com a literatura, a tecnologia, a arte e em simultâneo foram muito criativos. E como as adivinhas activam a curiosidade e o pensamento, fica aqui mais uma:
Tenho folhas sem ser árvore e falo sem ter voz; se me abres, não me queixo... ... adivinha quem sou.
Espero a resposta Soledade Almeida (professora bibliotecária)
O poster que destacou o tema que mais chamou a minha atenção foi das "visões do mundo".
A imagem que mais me interessou foi a dos elefantes(mãe e sua cria) presente num dos posteres, porque para mim simbolizou o amor e a forma como os animais se mantêm unidos apesar da destruição do homem.
Relativamente aos pensamentos, gostei de muitos! Mas houve um que se destacou, na minha opinião que foi o que dizia: "Todos os homens que aspiram a distinguir-se dos outros seres vivos, devem esforçar-se com todos os meios para não viver na obscuridade como os selvagens que a natureza curvou ao chão e fez escravos do ventre." de Cayo Salústio.- Pois para mim esta frase é bonita tanto no vocabulário, como na mensagem nela representada.
Das adivinhas, a que mais me agradou pela sua simplicidade foi a da Avelã: "Ave sou e não voo, tenho lã e não sou carneiro; nestas duas palavras disse o meu nome inteiro."
De modo geral fiquei muito satisfeita com a exposição, pois apelou muito bem aos meus sentimentos com as belíssimas imagens e frases de conteúdo filosófico que foram utilizadas. Muitos parabéns pelo excelente trabalho!
Bem, esta adivinha foi das mais difíceis. Apenas atingi a resposta pela pista de você ser professora bibliotecária. Ainda complicando, a resposta não se insere no tema da exposição. Penso que seja o "livro".
Atenciosamente Tiago Castanheira n 25 (enganei-me no comentário anterior)11 ano turma C.
Parabéns chegou à resposta através de um bom raciocínio: a minha função. E como esta ideia das adivinhas é magnífica, fica agora outra, que tem a ver com o tema da vossa exposição e com conhecimentos que adquiri na vossa exposição:
Sou sempre do contra: Prefiro o escuro ao claro; Durmo pendurado; Não sou ave e voo. Mas numa coisa sou único: Tenho um grande sentido de ecolocalização. E alguns da minha espécie inspiraram escritores e realizadores. Quem sou eu?
Bom dia, aqui vai a minha apreciação sobre a exposição: Dos 18 temas expostos, o que mais suscitou mais curiosidade foi: “Visões do mundo”, porque é uma forma do ser humano observar outras realidades e como interagem uns com os outros. A imagem que mais gostei foi onde estava o urso a lutar pela sua sobrevivência, visto que o local onde se encontra está a derreter (aquecimento global). De todas as advinhas apresentadas a que mais me cativou foi a seguinte: Eu no campo me criei, Metida entre verdes laços E quem mais chora por mim, é quem me faz em pedaços (cebola) Escolhi esta advinha pela maneira como foi exposta e criatividade. De todos os pensamentos escolhi o de George Eliot que levam a pensar que temos sempre necessidade de criticar os outros, enquanto, que os animais estão sempre presente quando mais necessitamos, nem que seja só para dar-nos uma gesto de carinho. “Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam” A exposição estava bem organizada, e permitiu uma observação geral da biodiversidade, chamando-nos a atenção de alguns problemas que nos rodeiam e por vezes passam-se despercebidos.
Olá... Sobre a exposição achei muito interessante. Apresenta temas interessantes, o tema que achei mais interessante foi a "extinção e a evolução ao longo do tempo" porque a muito legal ver como as espécies evoluíram ao longo do tempo, e que ao longo desse tempo muitas espécies foram extintas. A advinha que eu mais gostei foi, " Não me podem pôr na rua, vento ou frio não me importa, moro em casa sem janelas, nunca passo além da porta" R: Caracol. Em relação aos pensamentos, o que me despertou mais interesse foi " O homem não sabe mais que os outros animais, sabe menos. Sabem o que precisam saber.Nós não". A imagem que eu mais gostei foi que dois Calibris, a imagem está muito gira.
Bom dia. O tema que mais me despertou interesse foi sem dúvida a "Valor Económico da Biodiversidade" pois é dificil estimar o valor da biodiversidade, e principalmente o seu valor económico em matéria de serviços com os quais ela contribui, como alimentação, regulação do clima, formação dos solos ou desenvolvimento cultural e espirutual.
Todas as advinhas eram muito criativas, mas em particular aque mais me despertou interesse foi a seguinte: Ave sou e não voo, tenho lã e não dou carneiro, nestas duas palavar disse o meu nome inteiro. Avelã
Os pensamentos também estavam muito originais, o que mais me desportou atenção foi o "O silêncio, o que é o silêncio? Perguntei ao mestre - Uma floresta chei de ruido.
As imagens também eram estupendas, houve uma em particular eu gostei foi aquela que representava uma rocha e uma cabeça de uma cobra preta. Gostei do contraste. De um modo geral a exposição esta optima e permitiu ter uma melhor visão sobre o mundo selvagem.
Bom dia.. Gostei muito da exposição, foi muito interessante. O tema que me desportou mais atenção foi a "extinção e a evolução ao longo do tempo" pois é interessante e de algum modo devastador ver como algumas especies evoluiram e algumas foram extintas. O pensamento que mais gostei foi " O homem não sabe mais que os outro animais, sabe menos. Eles sabem o que precisam saber. Nós nao!" A adivinha que achei muito interessante foi " Ave sou e não voo. Tenho lã e não sou carneir, nestas duas palavras disse o meu nome inteiro" (avelã). A imagem que gostei foi a do elefante deitado na relva pois não é muito comum ver isso. Em geral a exposição estava muito bem organizada por temas. Os meus parabéns ao Profº Agostinho Botelho por nos proporcionar uma exposição muito interessante. Atentamente Sandra Cardoso Nº22 11ºB
Bom dia! Dos 18 temas o que me desperto mais a atenção foi "Visões do mundo". Já a advinha que escolhi foi "Ave sou e não voo, tenho lã e não sou carneiro; nestas duas palavras disse o meu nome inteiro.(Avelã)" O pensamento que selecionei foi "Há homens que quando começam a ser tratados como homens se tornam animais." escolhi-o porque acho que retrata literalmente o que o homem é e faz. A imagem que achei mais interessante e atractiva foi a que continha dois pequenos esquilos que interagiam. No geral na minha opinião achei a exposição muito bem conseguida e estrutura, parabéns!
Dos 18 cartazes que estavam na exposição e me suscitou mais interesse foi o "Biodiversidade, Ecossistema e Visões de Mundo"; onde falava das tribos autoctones da amazónia. Na exposição havia muitas fotografias de animais nos seus habitats o que tornou a exposição muito interessante e colorida, chamando mais a atenção. O pensamento que mais gostei foi o de Robert Mus; A vida raramente depende da iniciativa dos Homens. A adivinha que mais gostei foi:
Muitas damas num Castelo, Todas vestem de amarelo, Flor de prata e fruto de ouro.
Vá stor é facil.....xD (Laranja)
Para concluir, queria dar os parabéns ao professor Agostinho Botelho e as alunas ajudantes pelo o excelente trabalho.
Bom dia, Em primeiro lugar quero dar os meus parabens pela exposição que se encontrava bem organizada e bastante interessante. O meu tema presente nos painéis que mais me despertou interesse foi "Cuidado com os invasores" visto que é impressionante pensarmos que quando o Homem insere novos organismos em determinados habitats estes podem nocivos para os organismos que já habitavam esse habitat e pôr em causa a sua sobrevivência. Das diversas adivinhas que se encontravam dispersas pela exposiçãoa que mais gostei foi a seguinte: "Ave sou e não voo. Tenho lã e não sou carneiro, nestas duas palavras disse o meu nome inteiro", a resposta é a avelã. Assim como na exposição se podiam encontrar diversas adivinhas,também era possível encontrar diversos pensamentos relacionados com a diversidade de seres na Terra e o Homem. O que mais me despertou interesse foi um pensamento de José Saramago que diz o seguinte: "O que realmente nos separa dos animais é a nossa capacidade de esperança." Achei-o bastante interessante porque nós, seres humanos, somos parecidos em certos aspectos com os animais, somos resultado de uma evolução e os nossos ancestrais são aqueles que hoje nós designamos de animais não racionais. A exposição também continha diversas imagens, gostei de todas mas escolhi como minha favorita uma de um esquilo que se encontra sobre um ramo de uma árvore. Como já referi anteriormente, achei que a exposição se encontrava bastante bem organizada e interessante. Mais uma vez dou os meus parabéns a todos os que organizaram e montaram a exposição.
Ola bom dia!!! Gostaria de começar já por dar os parabéns aos responsáveis pela organização da exposição, está muito bem conseguida e com uma excelente organização. Dos 18 temas apresentados o que despertou mais a minha atenção, pela sua gravidade , foi: "A perda alarmante da Biodiversidade", esta situação é muito alarmante e muito importante que todos fiquem a saber dela, é da nossa responsabilidade evita-la ao máximo. Das advinhas apresentadas a que mais gostei pela sua originalidade foi: "Ave sou e não voo, tenho lã e não sou carneiro, nestas duas palavras, disse o meu nome inteiro"(Avelã).
Os pensamentos foram outra surpresa para mim estavam muito bem escolhidos e tive dificuldades em seleccionar um deles, mas o que superou todos foi: "há Homens que quando começam a ser tratados como homens se tornam animais", por trazer uma mensagem muito forte e por fazer um jogo de palavras interessante. A imagem foi a da rã com os seus grandes olhos, por ser muito querida.
A exposição estava muito bem organizada, parabéns :p O tema que mais me sensibilizou foi 'Uma pedra alarmante na Biodiversidade'. O pensamento que achei mais apropriado era 'O Homem nõ sabe mais que os outros animais; sabe menos. Eles sabem o que precisam de saber. Nós não', hoje em dia os humanos acham que são supriores aos animais só por terem a capacidade de racicionar, no meu entender os animais também raciocinam a sua maneira. A adivinha foi:'Não me podem pôr na rua, Vento ou frio não me importo, moro em casa sem janelas, nunca passo além da porta... Caracol.' A imagem que me sensibilizou foi em que um urso está em cima de gelo, estando esse gelo a quebrar-se devido ao aquecimento global.
Na minha opinão a exposição estava espetacular, mas podia ter mais informação sobre as especies em extinção e sobre como os humanos estão a contribuir para esse acontecimento. Mas no geral estava muito bem
Dos 18 temas expostos, o que mais me sensibilizou foi o "Pour le futur", mais precisamente os caminhos para o futuro. Nele eram representadas fotografias apelativas que mostravam o mundo de amanhã, devido ao impacto causado pelo homem. Das adivinhas expostas a que considerei mais engraçada foi a do cagado - "É como um fole, numas partes duro,noutras mole, é terrestre e marinho, duro no lombo e macio no focinho.", mas em geral eram todas bastante interessantes. Quanto aos pensamentos, na minha opinião o mais emocionante, foi sem dúvida:"Podemos muito bem perguntar-nos: O que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?" Christian Hebbel. A imagem mais interessante foi a do urso polar, este lutava pela sua sobrevivência vendo o seu habitat ser destruído. Em geral a exposição estava bem organizada, os temas eram apelativos e as imagens encantadoras. A escolha das adivinhas foi bem feita e dos pensamentos também, pois todos nos transmitiam o veradeiro sentido da natureza.
Gostei muito da exposição, o assunto embora não seja um dos que preocupa mais a população, infelizmente, apelou-me a pensar mais uma vez na importância deste assunto e que pouca gente faz por mudar esta preocupação. Dado que é impossível ser simplesmente um grupo de gente a apelar e a fazer com que estes problemas se resolvam totalmente.
O tema que mais me sensibilizou na exposição foi "Uma pedra alarmante de Biodiversidade", em que aquela imagem do caranguejo com o gargalo da garrafa a protege-lo me chocou imenso...
Uma imagem que me sensibilizou foi a do urso polar, em que o seu habitat se estava a degradar completamente.
O pensamento que achei mais interessante: "O homem não sabe mais que os outros animais, sabe menos. Eles sabem o que precisam de saber. Nós não !"
E a adivinha: "Não me podem pôr na rua, vento ou frio não me importa, moro em casa sem janelas, nunca passo além da porta." - caracol
Antes de expor a minha opiniao, queria desde ja dar os parabéns aos organizadores da exposiçao pela variadade de temas apresentados.
Dos temas apresentados, o tema "Biodiversidade, Ecossistema e Visões de Mundo", foi o que me despertou maior interesse e o que mais me sensibilizou.
Em relaçao às adivinhas gostei muito da da Baleia- "Minha boca é grande, cabe la um navio, eu ando no mar, nao caibo no rio."
O pensamento que mais gostei foi "Podemos muito bem perguntar-nos: O que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?" de Christian Hebbel. Um outro que tambem me sensibilizou foi um do sr. Vladimir Solovier.
A imagem que me despertou mais a atençao foi a imagem duma Tartaruga que aparecia do trabalho "Pour le future".
De uma forma geral gostei bastante da exposiçao, tinha bastantes trabalhos e uma grande variadade de escolhas.
Gostei muito da exposição, o tema era muito interessente e a forma como foi exposto foi excepcional.
O cartaz que mais me sensibilizou foi o da " Biodiversidade, ecossistemas e visões do Mundo".
A minhas adivinhas preferida foi a: "Ave sou e não voo. Tenho lã e não sou carneir, nestas duas palavras disse o meu nome inteiro" (avelã)." O pensamento que mais me fascinou foi:" O que nos realmente separa dos animais é a nossa capacidade de esperança" - Saramago
A imagem que mais gostei foi a do carangueijo eremita com uma garrafa, fiquei bastante impressionada com a capacidade de adaptação dos animais.
1º - Dos 18 painéis qual deles mais me interessou? -Escolhi o painel que dizia: "Biodiversidade e desenvolvimento"
2º - Das fotografias qual delas mais me interessou? -Gostei imenso da imagem do elefante que está na relva.
3º - Dos pensamentos qual deles mais me interessou? Escolhi o seguinte pensamento: "Não há critério seguro para distinguir o homem dos animais".
4º - Das adivinhas qual delas mais me interessou? "Qual é o macho que serve para queimar e a fêmea para cantar? R: Cigarra"
5º - Impressão geral: Antes de mais, parabéns aos responsáveis pelo belíssimo trabalho que fizeram, foi uma ideia original, organizada e era bastante interessante. Na minha opinião, algumas das adivinhas era tanto ou quanto difíceis e certos pensamentos parecidos, mas de resto está bastante bom :)
Boa tarde,
ResponderEliminarOra aqui vai o meu comentário:
1º - Dos 18 posters qual deles mais me interessou?
Eu escolhi o poster com o título "Uma perda alarmante de biodiversidade", o tema está implícito no título.
2º - Das fotografias qual delas mais me interessou?
Eu gostei principalmente de uma imagem que estava num dos posters, que era um caranguejo-eremita a usar como concha um pedaço de uma garrafa de vidro. Das fotografias gostei especialmente de uma com um aglomerado de morsas (penso que fossem morsas) concentradas num pequeno espaço de terra (gelo); provavelmente devido à subida do nível da água do mar perderam algum do seu território/ da sua casa.
3º - Dos pensamentos qual deles mais me interessou?
"A terra é insultada e oferece as flores como resposta" de Rabindranath Tagore. Escolhi este pensamento porque achei que devido à situação actual do planeta era o mais acertado de escolher como principal e porque é um dos poucos presentes na exposição que pode levar à reflexão.
4º - Das adivinhas qual delas mais me interessou?
"Passeio por onde quero,
caminho com desafogo,
todos os anos me visto
e sempre de trajo novo.
Como e bebo e nada me custa,
e quem me vê logo se assusta."
A adivinha foi a mais difícil de escolher, porque realmente estavam bem feitas e muitas delas só vendo a solução se chegava ao animal correspondente. Escolhi este porque penso que contém informação importante sobre o animal correspondente (serpente) sem no entanto por em causa as rimas e a dificuldade de obter a solução para a adivinha.
5º - Impressão geral:
Boas adivinhas, imagens apelativas, temas interessantes (posters), no geral penso que a exposição estava bem pensada.
Na minha opinião, a única coisa que possa ter falhado foram os pensamentos. Alguns eram parecidos, só mudava o que era dito porque a mensagem era a mesma e no geral não havia pensamentos para reflexão que é o que se quer de um pensamento "filosófico". Penso que seja só esse o aspecto a melhorar porque o resto estava bem pensado.
Hugo Farinha, Nº 13, 11ºC
Aqui deixo o meu comentário sobre a exposição "Biodiversidade é Vida, é a nossa vida":
ResponderEliminarComeço por referir-me aos inúmeros pósters informativos presentes na exposição. Todos bastante apelativos e repletos de informação e com muitas imagens interessantes. A imagem que mais me captou a atenção foi a do caranguejo eremita que, em vez da sua habitual "casa de concha" encontrava-se dentro da parte superior de uma garrafa de vidro. Apesar de ser uma imagem interessante e até engraçada leva-nos a reflectir sobre a nossa influência enquanto espécie sobre os outros seres vivos.
Acerca dos pósters em si, penso que o mais interessante seja o referente ao valor económico da biodiversidade.
Nesta mesma exposição podíamos ainda encontrar adivinhas interessantes, fáceis e difíceis.
A que mais me captou a atenção foi a seguinte:
Lutos são trajos meus
duro é o meu coração
com as gotas de meu coração
as trevas fugindo vão
Quem sou eu?
Após uns momentos de reflexão consegui chegar à resposta: é a azeitona.
Por último queria referir as curtas mensagens de personalidades e cientistas das quais muitas eram bastante filosóficas e convidavam ao raciocínio.
A que me pareceu melhor foi "Existem homens que se tornam animais quando começam a ser tratados como homens".
Tiago Castanheira, nº21 11ºC
Olá Hugo, Olá Tiago.
ResponderEliminarReceber-vos aqui, neste blogue, é um prazer. E estão duplamente de parabéns: por nos terem visitado e pela excelente exposição que organizaram (além do site que também merece a mesma adjectivação). Vocês conseguiram juntar a ciência com a literatura, a tecnologia, a arte e em simultâneo foram muito criativos.
E como as adivinhas activam a curiosidade e o pensamento, fica aqui mais uma:
Tenho folhas sem ser árvore
e falo sem ter voz;
se me abres,
não me queixo...
... adivinha quem sou.
Espero a resposta
Soledade Almeida (professora bibliotecária)
Boa tarde.
ResponderEliminarEis a minha avaliação da exposição:
O poster que destacou o tema que mais chamou a minha atenção foi das "visões do mundo".
A imagem que mais me interessou foi a dos elefantes(mãe e sua cria) presente num dos posteres, porque para mim simbolizou o amor e a forma como os animais se mantêm unidos apesar da destruição do homem.
Relativamente aos pensamentos, gostei de muitos! Mas houve um que se destacou, na minha opinião que foi o que dizia:
"Todos os homens que aspiram a distinguir-se dos outros seres vivos, devem esforçar-se com todos os meios para não viver na obscuridade como os selvagens que a natureza curvou ao chão e fez escravos do ventre." de Cayo Salústio.- Pois para mim esta frase é bonita tanto no vocabulário, como na mensagem nela representada.
Das adivinhas, a que mais me agradou pela sua simplicidade foi a da Avelã:
"Ave sou
e não voo,
tenho lã
e não sou carneiro;
nestas duas palavras
disse o meu nome inteiro."
De modo geral fiquei muito satisfeita com a exposição, pois apelou muito bem aos meus sentimentos com as belíssimas imagens e frases de conteúdo filosófico que foram utilizadas. Muitos parabéns pelo excelente trabalho!
Ana Rita 11ºC
Rita
adivinha mais interessante:
ResponderEliminar"É como um fole,
numas partes duro,
noutras mole,
é terrestre e marinho,
duro no lombo,
macio no focinho."
Frase mais interessante:
"Existem homens que se tornam animais assim que começam a ser tratados como homens."
A imagem mais interessante:
Caranguejo-ermita dentro do gargalo de uma garrafa.
Tema mais apelativo:
A perda alarmante da biodiversidade.
Inês Lourinho 11ºC
Bem, esta adivinha foi das mais difíceis. Apenas atingi a resposta pela pista de você ser professora bibliotecária. Ainda complicando, a resposta não se insere no tema da exposição. Penso que seja o "livro".
ResponderEliminarAtenciosamente Tiago Castanheira n 25 (enganei-me no comentário anterior)11 ano turma C.
Olá Tiago
ResponderEliminarParabéns chegou à resposta através de um bom raciocínio: a minha função. E como esta ideia das adivinhas é magnífica, fica agora outra, que tem a ver com o tema da vossa exposição e com conhecimentos que adquiri na vossa exposição:
Sou sempre do contra:
Prefiro o escuro ao claro;
Durmo pendurado;
Não sou ave e voo.
Mas numa coisa sou único:
Tenho um grande sentido de ecolocalização.
E alguns da minha espécie
inspiraram escritores e realizadores.
Quem sou eu?
É de caras, para você um homem das ciências.
Soledade Almeida
Bom dia, aqui vai a minha apreciação sobre a exposição:
ResponderEliminarDos 18 temas expostos, o que mais suscitou mais curiosidade foi: “Visões do mundo”, porque é uma forma do ser humano observar outras realidades e como interagem uns com os outros.
A imagem que mais gostei foi onde estava o urso a lutar pela sua sobrevivência, visto que o local onde se encontra está a derreter (aquecimento global).
De todas as advinhas apresentadas a que mais me cativou foi a seguinte:
Eu no campo me criei,
Metida entre verdes laços
E quem mais chora por mim, é quem me faz em pedaços
(cebola)
Escolhi esta advinha pela maneira como foi exposta e criatividade.
De todos os pensamentos escolhi o de George Eliot que levam a pensar que temos sempre necessidade de criticar os outros, enquanto, que os animais estão sempre presente quando mais necessitamos, nem que seja só para dar-nos uma gesto de carinho.
“Os animais são amigos tão agradáveis: não fazem perguntas, não criticam”
A exposição estava bem organizada, e permitiu uma observação geral da biodiversidade, chamando-nos a atenção de alguns problemas que nos rodeiam e por vezes passam-se despercebidos.
Joisse Mandriz – 11ºB nº14
Olá...
ResponderEliminarSobre a exposição achei muito interessante. Apresenta temas interessantes, o tema que achei mais interessante foi a "extinção e a evolução ao longo do tempo" porque a muito legal ver como as espécies evoluíram ao longo do tempo, e que ao longo desse tempo muitas espécies foram extintas.
A advinha que eu mais gostei foi, " Não me podem pôr na rua, vento ou frio não me importa, moro em casa sem janelas, nunca passo além da porta" R: Caracol.
Em relação aos pensamentos, o que me despertou mais interesse foi " O homem não sabe mais que os outros animais, sabe menos. Sabem o que precisam saber.Nós não".
A imagem que eu mais gostei foi que dois Calibris, a imagem está muito gira.
Tatiane nº 25 11ºB
Bom dia.
ResponderEliminarO tema que mais me despertou interesse foi sem dúvida a "Valor Económico da Biodiversidade" pois é dificil estimar o valor da biodiversidade, e principalmente o seu valor económico em matéria de serviços com os quais ela contribui, como alimentação, regulação do clima, formação dos solos ou desenvolvimento cultural e espirutual.
Todas as advinhas eram muito criativas, mas em particular aque mais me despertou interesse foi a seguinte:
Ave sou e não voo,
tenho lã e não dou carneiro,
nestas duas palavar disse o meu nome inteiro.
Avelã
Os pensamentos também estavam muito originais, o que mais me desportou atenção foi o "O silêncio, o que é o silêncio? Perguntei ao mestre - Uma floresta chei de ruido.
As imagens também eram estupendas, houve uma em particular eu gostei foi aquela que representava uma rocha e uma cabeça de uma cobra preta. Gostei do contraste.
De um modo geral a exposição esta optima e permitiu ter uma melhor visão sobre o mundo selvagem.
Pedro Marques nº19 11ºB
Bom dia.. Gostei muito da exposição, foi muito interessante. O tema que me desportou mais atenção foi a "extinção e a evolução ao longo do tempo" pois é interessante e de algum modo devastador ver como algumas especies evoluiram e algumas foram extintas.
ResponderEliminarO pensamento que mais gostei foi " O homem não sabe mais que os outro animais, sabe menos. Eles sabem o que precisam saber. Nós nao!" A adivinha que achei muito interessante foi " Ave sou e não voo. Tenho lã e não sou carneir, nestas duas palavras disse o meu nome inteiro" (avelã). A imagem que gostei foi a do elefante deitado na relva pois não é muito comum ver isso. Em geral a exposição estava muito bem organizada por temas. Os meus parabéns ao Profº Agostinho Botelho por nos proporcionar uma exposição muito interessante. Atentamente
Sandra Cardoso Nº22 11ºB
Bom dia!
ResponderEliminarDos 18 temas o que me desperto mais a atenção foi "Visões do mundo". Já a advinha que escolhi foi "Ave sou e não voo, tenho lã e não sou carneiro; nestas duas palavras disse o meu nome inteiro.(Avelã)"
O pensamento que selecionei foi "Há homens que quando começam a ser tratados como homens se tornam animais." escolhi-o porque acho que retrata literalmente o que o homem é e faz. A imagem que achei mais interessante e atractiva foi a que continha dois pequenos esquilos que interagiam.
No geral na minha opinião achei a exposição muito bem conseguida e estrutura, parabéns!
Élia Eugénio nº7 11ºB
Ola a todos...
ResponderEliminarDos 18 cartazes que estavam na exposição e me suscitou mais interesse foi o "Biodiversidade, Ecossistema e Visões de Mundo"; onde falava das tribos autoctones da amazónia.
Na exposição havia muitas fotografias de animais nos seus habitats o que tornou a exposição muito interessante e colorida, chamando mais a atenção.
O pensamento que mais gostei foi o de Robert Mus; A vida raramente depende da iniciativa dos Homens.
A adivinha que mais gostei foi:
Muitas damas num Castelo,
Todas vestem de amarelo,
Flor de prata e fruto de ouro.
Vá stor é facil.....xD
(Laranja)
Para concluir, queria dar os parabéns ao professor Agostinho Botelho e as alunas ajudantes pelo o excelente trabalho.
Ana Gomes 11ºB
2010/2011 (1-2-11)
Bom dia,
ResponderEliminarEm primeiro lugar quero dar os meus parabens pela exposição que se encontrava bem organizada e bastante interessante.
O meu tema presente nos painéis que mais me despertou interesse foi "Cuidado com os invasores" visto que é impressionante pensarmos que quando o Homem insere novos organismos em determinados habitats estes podem nocivos para os organismos que já habitavam esse habitat e pôr em causa a sua sobrevivência.
Das diversas adivinhas que se encontravam dispersas pela exposiçãoa que mais gostei foi a seguinte: "Ave sou e não voo. Tenho lã e não sou carneiro, nestas duas palavras disse o meu nome inteiro", a resposta é a avelã.
Assim como na exposição se podiam encontrar diversas adivinhas,também era possível encontrar diversos pensamentos relacionados com a diversidade de seres na Terra e o Homem. O que mais me despertou interesse foi um pensamento de José Saramago que diz o seguinte: "O que realmente nos separa dos animais é a nossa capacidade de esperança."
Achei-o bastante interessante porque nós, seres humanos, somos parecidos em certos aspectos com os animais, somos resultado de uma evolução e os nossos ancestrais são aqueles que hoje nós designamos de animais não racionais.
A exposição também continha diversas imagens, gostei de todas mas escolhi como minha favorita uma de um esquilo que se encontra sobre um ramo de uma árvore.
Como já referi anteriormente, achei que a exposição se encontrava bastante bem organizada e interessante. Mais uma vez dou os meus parabéns a todos os que organizaram e montaram a exposição.
Sem outro assunto,
Mariana Sabino nº16 11ºB
Ola bom dia!!!
ResponderEliminarGostaria de começar já por dar os parabéns aos responsáveis pela organização da exposição, está muito bem conseguida e com uma excelente organização.
Dos 18 temas apresentados o que despertou mais a minha atenção, pela sua gravidade , foi: "A perda alarmante da Biodiversidade", esta situação é muito alarmante e muito importante que todos fiquem a saber dela, é da nossa responsabilidade evita-la ao máximo.
Das advinhas apresentadas a que mais gostei pela sua originalidade foi: "Ave sou e não voo, tenho lã e não sou carneiro, nestas duas palavras, disse o meu nome inteiro"(Avelã).
Os pensamentos foram outra surpresa para mim estavam muito bem escolhidos e tive dificuldades em seleccionar um deles, mas o que superou todos foi: "há Homens que quando começam a ser tratados como homens se tornam animais", por trazer uma mensagem muito forte e por fazer um jogo de palavras interessante.
A imagem foi a da rã com os seus grandes olhos, por ser muito querida.
Marisa Martins nº17 11ºB
Olá a todos!
ResponderEliminarA exposição estava muito bem organizada, parabéns :p
O tema que mais me sensibilizou foi 'Uma pedra alarmante na Biodiversidade'.
O pensamento que achei mais apropriado era 'O Homem nõ sabe mais que os outros animais; sabe menos. Eles sabem o que precisam de saber. Nós não', hoje em dia os humanos acham que são supriores aos animais só por terem a capacidade de racicionar, no meu entender os animais também raciocinam a sua maneira.
A adivinha foi:'Não me podem pôr na rua,
Vento ou frio não me importo,
moro em casa sem janelas,
nunca passo além da porta... Caracol.'
A imagem que me sensibilizou foi em que um urso está em cima de gelo, estando esse gelo a quebrar-se devido ao aquecimento global.
Na minha opinão a exposição estava espetacular, mas podia ter mais informação sobre as especies em extinção e sobre como os humanos estão a contribuir para esse acontecimento. Mas no geral estava muito bem
Bom trabalho!
Daniela Gomes, nº5 11ºB
Boa Dia
ResponderEliminarDeixo aqui o meu comentário.
Dos 18 temas expostos, o que mais me sensibilizou foi o "Pour le futur", mais precisamente os caminhos para o futuro. Nele eram representadas fotografias apelativas que mostravam o mundo de amanhã, devido ao impacto causado pelo homem.
Das adivinhas expostas a que considerei mais engraçada foi a do cagado - "É como um fole, numas partes duro,noutras mole, é terrestre e marinho, duro no lombo e macio no focinho.", mas em geral eram todas bastante interessantes.
Quanto aos pensamentos, na minha opinião o mais emocionante, foi sem dúvida:"Podemos muito bem perguntar-nos: O que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?" Christian Hebbel.
A imagem mais interessante foi a do urso polar, este lutava pela sua sobrevivência vendo o seu habitat ser destruído.
Em geral a exposição estava bem organizada, os temas eram apelativos e as imagens encantadoras. A escolha das adivinhas foi bem feita e dos pensamentos também, pois todos nos transmitiam o veradeiro sentido da natureza.
Iolanda Marques nº 12 11ºB
Gostei muito da exposição, o assunto embora não seja um dos que preocupa mais a população, infelizmente, apelou-me a pensar mais uma vez na importância deste assunto e que pouca gente faz por mudar esta preocupação. Dado que é impossível ser simplesmente um grupo de gente a apelar e a fazer com que estes problemas se resolvam totalmente.
ResponderEliminarO tema que mais me sensibilizou na exposição foi "Uma pedra alarmante de Biodiversidade", em que aquela imagem do caranguejo com o gargalo da garrafa a protege-lo me chocou imenso...
Uma imagem que me sensibilizou foi a do urso polar, em que o seu habitat se estava a degradar completamente.
O pensamento que achei mais interessante: "O homem não sabe mais que os outros animais, sabe menos. Eles sabem o que precisam de saber. Nós não !"
E a adivinha:
"Não me podem pôr na rua,
vento ou frio não me importa,
moro em casa sem janelas,
nunca passo além da porta."
- caracol
Ana Luisa n.º3 11ºB
Bom dia!
ResponderEliminarAntes de expor a minha opiniao, queria desde ja dar os parabéns aos organizadores da exposiçao pela variadade de temas apresentados.
Dos temas apresentados, o tema "Biodiversidade, Ecossistema e Visões de Mundo", foi o que me despertou maior interesse e o que mais me sensibilizou.
Em relaçao às adivinhas gostei muito da da Baleia- "Minha boca é grande, cabe la um navio, eu ando no mar, nao caibo no rio."
O pensamento que mais gostei foi "Podemos muito bem perguntar-nos: O que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?" de Christian Hebbel. Um outro que tambem me sensibilizou foi um do sr. Vladimir Solovier.
A imagem que me despertou mais a atençao foi a imagem duma Tartaruga que aparecia do trabalho "Pour le future".
De uma forma geral gostei bastante da exposiçao, tinha bastantes trabalhos e uma grande variadade de escolhas.
Fábio Teixeira n.º9 11ºB
Bom dia.
ResponderEliminarGostei muito da exposição, o tema era muito interessente e a forma como foi exposto foi excepcional.
O cartaz que mais me sensibilizou foi o da " Biodiversidade, ecossistemas e visões do Mundo".
A minhas adivinhas preferida foi a:
"Ave sou e não voo. Tenho lã e não sou carneir, nestas duas palavras disse o meu nome inteiro" (avelã)."
O pensamento que mais me fascinou foi:" O que nos realmente separa dos animais é a nossa capacidade de esperança" - Saramago
A imagem que mais gostei foi a do carangueijo eremita com uma garrafa, fiquei bastante impressionada com a capacidade de adaptação dos animais.
Inês Madeira Nº11
11ºB
Boa tarde :)
ResponderEliminar1º - Dos 18 painéis qual deles mais me interessou?
-Escolhi o painel que dizia: "Biodiversidade e desenvolvimento"
2º - Das fotografias qual delas mais me interessou?
-Gostei imenso da imagem do elefante que está na relva.
3º - Dos pensamentos qual deles mais me interessou?
Escolhi o seguinte pensamento: "Não há critério seguro para distinguir o homem dos animais".
4º - Das adivinhas qual delas mais me interessou?
"Qual é o macho que serve para queimar e a fêmea para cantar?
R: Cigarra"
5º - Impressão geral:
Antes de mais, parabéns aos responsáveis pelo belíssimo trabalho que fizeram, foi uma ideia original, organizada e era bastante interessante.
Na minha opinião, algumas das adivinhas era tanto ou quanto difíceis e certos pensamentos parecidos, mas de resto está bastante bom :)
Cumprimentos,
Ana Ferreira, nº2 11ºB