2016-09-30

Sem os nem us

Respondendo ao desafio da professora de Português, lançado nos primeiros dias de aulas, no âmbito da Escrita Criativa, os alunos de algumas turmas do 9.º ano começaram mesmo a sério, como se pode ver pelos textos redigidos que publicamos a seguir. A atividade, uma proposta da autoria da escritora Margarida Fonseca Santos, consiste na construção de um texto de 77 palavras sem as vogais "o" e "u", em trabalho de pares. Os resultados merecem ser lidos:

1.

Recentemente assisti a várias cenas hilariantes de animais da savana.
Dia sete de abril, estava lá a passear, a investigar e, de repente, avistei várias manadas encantadas de elefantes. Tais animais permaneciam em cima de plantas, apesar de já ser tarde para semelhantes habilidades arriscadas.
Estes elefantes eram bastante gigantes, capazes de danificar a área ampla. Havia lá também girafas e tigres extremamente fascinantes pelas íris flamejantes.
 Demasiada gente era rapidamente cativada pela grande beleza dessas espécies.

                                                                                                              Adriana Santos 9.ºA
                                                                                                              Raquel Santos, 9.ºA
2. 

Nas minhas férias, mal vi a minha mãe, decidi abraçá-la. Senti-me em casa.
Ela nem sempre estava presente, nesta viagem sem fim. Viveria afastada, em terra distantes, para trabalhar em medicina.
A minha prima, Sara, vinha tratar de mim para me fazer feliz. Brincava à apanhada, à macaca, às barbies, às enfermeiras e fazer tendas de mantas da minha cama.
Ela levava a cadela a passear e para me divertir também ia andar. Ela ficava sempre satisfeita.

                                                                                                                              Filipa Santos, 9.ºC
                                                                                                                              Isis Mendonça, 9.º C
3.

Na varanda da minha vizinha, vi três lagartixas bem apertadinhas na parede. Esta imagem fez -me sentir cheia de pele de galinha.
Desde bebé, esses répteis fazem-me delirar! Enfiei-me rapidamente na minha casa. Nesse instante, a minha filha estava atrás de mim. Cantei para me acalmar e fui preparar a janta para ambas.
Calmamente digeria a entrada, mas sempre a pensar nesses animais detestáveis. Mais tarde, dirigi-me para a cama a fim de refletir acerca dessa tragédia vivenciada.
                                                                                                                     Carolina Nóbrega, 9.º C
                                                                                                                      Mariana Lopes, 9º C
4.

A gata Mia

A tarde chegava e parecia trazer a calma, mas esta tardava em aparecer.

De manhã a Mica, a gata da vizinha Anabela, parecia estar a ver fantasmas, miava sem parar e parecia bastante aflita. Sem perceber nada, sentei-me a fitá-la para ver se a entendia.

De repente e sem mais, a Mica salta para cima de mim de maneira agressiva. Agarrei-a, acalmei-a e, delicadamente, acariciei-lhe a cabeça.

E assim, rapidamente a desejada calma regressava.


                                                                                                                      Diogo Castelo, 9.ºG
                                                                                                                      Lucas Simões, 9.ºG
5.
A Tal rapariga
A Beatriz era a tal rapariga sempre animada. Passeava alegremente à beira- mar na caravana dela. Mas, nesse dia, sentia-se triste pela perda de amizades recentemente feitas na praia.
Na verdade, ela tinha necessidade extrema de estabelecer grandes amizades, antes de regressar a casa na terra natal. Na manhã de certa sexta-feira, decide registar as mais significativas a fim de as levar para a vida e lembrar-se sempre delas.
E assim fez sem se arrepender.
                                                                                                                         Luís Marques, 9.ºG
                                                                                                                         Miguel Silva, 9.ºG


 
 

apresentar a biblioteca





 Temos estado a apresentar a biblioteca aos alunos do 8.º e do 10.º ano, que correspondem aos anos iniciais de ciclo na escola. À apresentação da biblioteca e do seu catálogo,segue-se um jogo de pesquisa que tem sido muito animado. em breve, divulgaremos os vencedores. 
Segue-se um exemplo do jogo que os alunos são convidados a realizar: 

A partir do catálogo online preenche os espaços em branco dos seguintes livros, encontra-os na prateleira respetiva e escreve a primeira linha do texto.

Autor
Título
cota
livro

Física para jovens

Primeira linha

livro

Enciclopédia Mundial de Futebol

Primeira linha

livro
Elliot, TS
O livro dos gatos

Primeira linha

livro
Rézio, Sofia
Dicionário Ilustrado de Matemática

Primeira linha

livro

Os Lusíadas

Primeira linha



2016-09-13


Bem-vindos à biblioteca neste ano letivo que começa.
Precisamos do vosso entusiasmo, do vosso interesse, do vosso querer saber mais.
E que descubram que por aqui passa o conhecer.  

2016-07-07

os melhores sites de Ciências Físico-Químicas


No âmbito do concurso proposto pela biblioteca, durante o ano letivo, os alunos de C. Físico-Químicas do 10.º ano selecionaram os melhores sites da sua disciplina. Esta informação também será disponibilizada no site do Agrupamento. [Consultados em 07.07.2016]



O Projeto PASSAROLA da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Lisboa tem como objetivo produzir documentos digitais de qualidade. O website permite o acesso rápido e fácil a documentos preferencialmente em formato PDF, estes são gratuitos e de utilização livre.

Palavras-chave: Massa e tamanho dos átomos; Energia dos eletrões nos átomos; Tabela Periódica; Ligação química; Gases e dispersões; Energia e movimentos;  Energia e fenómenos elétricos; Energia, fenómenos térmicos e radiação.

 

2.    http://www.fq.pt 

O objetivo da página é apresentar "pequenos resumos de Física e de Química", de 3º Ciclo e Secundário.

A página é atrativa, encontra-se muito bem organizada e é de fácil consulta.

 Palavras-chave: Ácido-base; Astronomia; Átomo; Eletricidade; Energia; Estado gasoso; Laboratório; Ligação química; Luz; Movimento; Orgânica; Oxidação-redução; Reações; Solubilidade; Soluções; Som; Substâncias; Biografias; Tabelas

Os melhores sites de Matemática


No âmbito do concurso proposto pela biblioteca, durante o ano letivo, os alunos de Matemática do 10.º ano selecionaram os melhores sites de Matemática de âmbito escolar. Esta informação também será disponibilizada no site do Agrupamento. [Consultados em 07.07.2016]
 
http://mat.absolutamente.net/joomla/  - site com resumos, fichas e testes do 7º ao 12º ano de escolaridade. Apresenta ainda curiosidades matemáticas e um espaço para o “humor matemático”.

 

 http://www.prof2000.pt/users/roliveira0/  - site com fichas e testes do 10º ao 12º ano. Possui exercícios semelhantes aos exercícios de exame e diversas ligações da matemática a outras áreas do saber.

 

 http://www.fundacao.telecom.pt/Home/KhanAcademy.aspx  - aulas em vídeo disponibilizados online e sem qualquer custo. A biblioteca de vídeos à disposição dos utilizadores abrange múltiplas explicações sobre matérias do 1.º ao 12.º anos de escolaridade.

 

 http://recursos-para-matematica.webnode.pt/  - site com fichas e testes do 10º ao 12º ano. Possui exercícios semelhantes com maior grau de complexidade.

2016-06-06

a feira setecentista em imagens



















A feira do século XVIII em Caneças, modo que o Agrupamento de Escolas de Caneças encontrou para se associar às comemorações do centenário da freguesia de Caneças, aconteceu no passado dia 28 de maio. O dia ameaçava chuva e por isso tivemos que mudar do centro de Caneças para a Escola dos Castanheiros, o que não impediu que realizássemos o cortejo pela vila com direito a aguaceiro no final.
Deixamos aqui algumas imagens, com filme no minuto 11