2011-02-22

A responsabilidade de educar para a leitura

Hoje, dia 22, falámos,  a professora bibliotecária  e os alunos do 12.º ano do Curso Profissional de Apoio à Infância, de organização de bibliotecas, de livros e de leituras. Lemos  e ficámos a pensar no seguinte excerto  da obra Como um Romance  de Daniel Pennac:

Imagem retirada de: michelefgomes.blogspot.com

Em resumo, ensinávamos-lhe tudo o que se pode ensinar acerca do livro, numa altura em que ele ainda não sabia ler. Abrimos-lhe até ao infinito uma enorme diversidade de coisas imaginárias, iniciámo-lo nas alegrias da viagem vertical, dotámo-lo do dom da ubiquidade, libertámo-lo de Chronos*, mergulhámo-lo na solidão fabulosamente povoada do leitor… As histórias que lhe líamos tinham imensos irmãos, irmãs, pais, duplos ideais, esquadrilhas de anjos-da-guarda, inúmeros amigos tutelares encarregados de o consolar, mas que, lutando contra os seus próprios ogres, encontravam também eles refúgio nos batimentos inquietos do seu coração. Tornou-se o anjo recíproco dos personagens: um leitor. Sem ele, o mundo deles não existiria; sem eles, ficaria preso na espessura do seu mundo. E assim descobriu a virtude paradoxal da leitura, que consiste em fazer-nos abstrair do mundo para lhe encontrarmos um sentido.
Regressava calado destas viagens. Era de manhã, e falava-se de outras coisas. A verdade é que nunca nos preocupámos em saber se ele tinha ganho alguma coisa com as histórias. Ele, inocentemente, cultivava este mistério. Era, como se costuma dizer o seu universo. As suas relações privadas com a Branca de Neve ou com qualquer um dos sete Anões, entravam na categoria da intimidade, que comanda o segredo. Este silêncio depois da leitura, é o grande prazer do leitor!
De facto, ensinámos-lhe tudo acerca do livro.
O seu apetite de leitor era espantosamente grande, a ponto, recordemos, de ele ter pressa em aprender a ler.
Pennac, Daniel. Como um Romance. (1996). Edições Asa. Lisboa

1 comentário:

  1. Os alunos do 12.º I agradecem a disponibilidade e simpatia da professora bibliotecária que no dia 22 de Fevereiro, na aula de Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa apresentou uma sessão sobre o tema "Como Organizar uma Biblioteca". Este tema relaciona-se com os módulos 9 - Literatura Infantil e 11 - Ficheiros de Actividades Educativas e a sessão teve por objectivo fornecer aos alunos instrumentos para poderem organizar e dinamizar uma biblioteca na sala de actividades.
    Mais uma vez o nosso muito obrigada e felicitações

    12.º Apoio à Infância

    ResponderEliminar