2011-02-04

Temos Poema

Muitos alunos participaram no concurso Faça lá um Poema que já noticiámos aqui. Seleccionámos três poemas e, desses, aquele que vai representar a escola no concurso do Plano Nacional de Leitura, com a possibilidade de ser lido pelo seu autor no Centro Cultural de Belém. Os poemas seleccionados foram:

De um apontamento de inspiração, Ricardo Barras, 10.º A
Ilha, Limácia Lima, 12.º CM
Limite,  Jonathan Mané, 12.º CM
O poema que submetemos ao PNL foi o de Ricardo Barras que transcrevemos. Em breve, apresentaremos os outros dois.

De um apontamento de inspiração
 
As cortinas esvoaçavam
Dentro do meu quarto
Dentro de refrões que mascaravam
O meu aspecto magoado. 

Pensei em fugir. 

Pensei em esconder-me de tudo. 

Pensei não existir. 

Pensei desaparecer como fumo. 

Pensei que não podia viver 
Sem ter como me agarrar. 
E lutar
Sem corpo para me erguer. 

Pois que eu vivo mais, 
A cada dia, 
O tempo que passou, 
Não mais viveria, 
E espero mais alguém 
Que eu possa amar também, 
Espero ver um lume 
Uma cara com saúde. 

E ser braseiro. 

E ser calor. 

E ser a vida 
E a alegria 
E o jeito de viver 
De alguém, 
(Maior). 

Que espalhe em mim 
Tudo o que há em si 
E me faça assim 
Mais um pouco menos eu 
Mais um pouco menos só.

Que me faça a mim
Um pouco mais o Universo, 
Que me faça a mim, 
Não um poema, mas um verso. 

E que respire, 
A sua emoção! 
Que guarde em mim 
A sua imagem 
E o seu objecto 
E que o meu dialecto 
Seja apenas ternura e carinho 
Como sempre tem sido 
Para quem me tem vivido 
Por mais que me custe 
Morrer, no fim. 

Porque morrendo vivo mais 
E a morte me traz vida, 

Se de amar ainda sou capaz, 
Amarei, então. 

Sem comentários:

Enviar um comentário