2011-03-03

Ler Ciência

No dia 1 de Março, alguns dos nossos alunos do 12.ºano, por proposta da professora Ana Paula Pereira, da equipa da Biblioteca, vieram falar de ciência . Durante 90 minutos falou-se de Ciência através dos livros. Breves resumos:

Ricardo Ferreira falou de O nosso habitat cósmico de Martin Rees
Este livro fala de tudo o que está para além do planeta Terra,desde estrelas a buracos negros,sobre como tudo começou e o futuro longínquo e até de leis e regulamentos do multiverso.
 Daniela Candeias falou de O detective do Cosmos de Mani Bhaumik
Tal como Sir Arthur Eddington, um grande astrofísico, disse:
O universo não é apenas mais estranho do que imaginamos,é ainda mais estranho do que podemos imaginar". Mas investigá-lo é a missão que todos devemos aceitar pois "cada um de nós é um ingrediente essencial para a firmeza do universo".






 Karan Balu falou de Uma breve história do tempo de Stephen Hawking
O livro de Stephen Hawking convida-nos para uma história onde demonstra
os contributos que a física efectuou para a nossa visão do Universo. Explica diversos fenómenos como a expansão do Universo e os buracos negros.









Andreia Ginja falou de Cosmos de Carl Sagan
"O nosso planeta azul, a Terra, é o único lar que conhecemos. Vénus é demasiado quente. Marte é demasiado frio. Mas a Terra é ideal, um paraíso para os homens".








Inês Fernandes falou de Os buracos negros e o tio Alberto de Russel Stannard
Após uma ida à feira, Gedanken e o seu tio Alberto, decidem explorar o universo, com o seu computador Ricardinho à procura de respostas para questões relacionadas com a física, até que Gedanken se depara com um buraco negro que está a atraí-la para o seu centro. Conseguirá o tio Alberto trazê-la de volta à Terra?



Diogo Bernardo falou de Física do Quotidiano de Istvan Berkês
Esta obra pretende explicar de uma forma acessível como ocorrem determinadas situações à nossa volta, relacionadas com física, desde explicar porque é que as salsichas de Frankfurt rebentam sempre no sentido do seu comprimento, até ao facto
de os astronautas não apagarem velas no espaço quando fazem anos.







Catarina Martins falou de Da Terra à Lua de Júlio Verne:
Estudei a questão sob todos os seus aspectos, ataquei resolutamente o problema, e dos meus cálculos indiscutíveis resulta que um projéctil animado de velocidade inicial de doze mil jardas (10968m) por segundo e dirigido para a Lua há-de necessariamente lá chegar





Bruno Cortez falou de Novo Mundo Do Sr. Tompkins de Russels Stannard e George Gamow
O Sr. Tompkins, humilde empregado de um banco da cidade, vive a vida empolgado com as maravilhas da física e explica-nos esses fenómenos magníficos, como a velocidade da luz, com exemplos quotidianos.




2 comentários:

  1. Agradeço aos alunos o empenho neste desafio que lhes foi lançado no contexto da disciplina de Física do 12.º e à Prof. Soledade ter apadrinhado esta iniciativa. Boas leituras cientificas a todos!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Ana Paula.

    Vocês estão de parabéns: a professora por ter desafiado e acreditado nos alunos; os alunos por terem aceite o desafio e por se terem esmerado na apresentação com grande à vontade, clareza de discurso e também, grande profissionalismo no manejo das novas tecnologias (powerpoints de qualidade técnica e científica)
    Até sempre.
    Soledade Almeida

    ResponderEliminar