2011-03-30

o meu primeiro romance 3

Realizou-se, no passado dia 28 de Maio, mais uma sessão da actividade da Biblioteca O Meu Primeiro Romance. Procuramos com estas sessões a partilha de livros e de leituras entre alunos e professores e o que normalmente acontece é a comunicação do prazer que a leitura dá. Desta vez, a professora Zulmira Sizifredo falou-nos de A Cidade e as Serras de Eça de Queirós e três alunos do 11.º A falaram-nos de obras que gostaram de ler:   Ana Filipa falou-nos de Bons Sonhos, Meu Amor de Dorothy Koom; Esther Egbeama falou-nos de Special Delivery de Danielle Steel;  Gonçalo Cardoso falou-nos de No Teu Deserto, de Miguel Sousa Tavares. Deste último livro, apresentamos o texto de apresentação que o Gonçalo nos propõe:


No Teu Deserto”, de Miguel Sousa Tavares, é, acima de tudo, um livro de homenagem, uma homenagem a uma pessoa conhecida em situações especiais e ao deserto. É ao mesmo tempo um livro de nostalgia, em relação a essa pessoa (que acaba por morrer) e ao deserto, de quem o autor não perdeu o contacto.
Neste “quase romance”, acompanha-se a descrição de uma viagem feita em Novembro de 1987 pelo narrador ao deserto do Sahara num jipe e na companhia de uma jovem – Cláudia – que só conheceu uns dias antes da partida. Acompanha-se a evolução da relação de dois desconhecidos, unidos pelo desejo de conhecer o deserto, e de como se adaptam um ou outro quando envolvidos num mundo quase desconhecido para ambos.
Este livro parece quase uma carta enviada à tal “Cláudia”, uma carta de despedida, uma homenagem, um agradecimento, pois também é escrita vinte anos depois da viagem em que o autor recupera as lembranças e os detalhes daqueles dias passados no Norte de África com uma jovem mulher.
Este “quase romance” relata passo por passo como o autor se sente em relação às vivências e às situações que lhe vão surgindo enquanto dura a sua viagem no deserto…
No fim do livro Miguel Sousa Tavares refere que “Cláudia” tinha falecido e que infelizmente este a deixara escapar…
 

1 comentário: