2011-03-22

uma sugestão literária

Catarina Quintas é uma aluna do 9.º ano da nossa escola que nos oferece esta leitura da História de uma Gaivota.... de Luís Sepúlveda.  Ficamos à espera de mais sugestões de leituras da Catarina e de outros alunos.


“História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar” de Luis Sepúlveda
O autor:
Luis Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, em 1949, e tornou-se conhecido com “O Velho Que Lia Romances de Amor”, romance que continua a fascinar milhões de leitores em todo o mundo.
Com o seu primeiro livro “Crónicas de Pedro Nadie” (1969) ganhou o Prémio “Casa das Américas” e também uma bolsa de estudo de cinco anos, na Universidade Lomonosov de Moscovo. No entanto só ficaria cinco meses, pois foi expulso por “atentado à moral proletária”, causado, segundo a versão oficial, por manter contactos com alguns dissidentes soviéticos. De regresso ao Chile é expulso da Juventude Comunista, adere ao Partido Socialista Chileno e torna-se membro da guarda pessoal do presidente Salvador Allende. Membro activo da Unidade Popular chilena nos anos 70, viu-se obrigado a abandonar o país após o golpe militar de Pinochet. Viajou e trabalhou no Brasil, Uruguai, Paraguai e Peru. Viveu no Equador entre os índios Shuar, participando numa missão de estudo da UNESCO. Por esta época era amigo de Chico Mendes, herói da defesa da Amazónia, a quem dedicou o livro “O Velho Que Lia Romances de Amor” (2006), o seu maior sucesso. Perspicaz narrador de viagens e aventureiro nos confins do mundo, o autor concilia com sucesso o gosto pela descrição de lugares sugestivos e paisagens irreais com o desejo de contar histórias sobre o homem, através da sua experiência, dos seus sonhos, das suas esperanças.
Arrebatou os seguintes prémios literários: Prémio Gabriela Mistral de poesia (1976), Prémio Rómulo Gallegos de novela (1978), Prémio Tigre Juan de novela (1988), Prémio de relatos curtos “La Felguera” (1990).
Obras principais: “Mundo do fim do mundo” (1998), “História de um Gaivota e do Gato que a ensinou a voar” (2003), “As rosas de Atacama” (2006), “O poder dos sonhos” (2006), “Crónicas do Sul” (2007) e “Fim do século” (2008).
O livro:
Esta é a história de Zorbas, um gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr: Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Tudo isto com a ajuda dos seus amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que, como se verá, a tarefa não é fácil sobretudo para um bando de gatos mais habituados a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pais de uma cria de gaivota…
Como a graça de um fábula e a força de uma parábola, o grande escritor chileno oferece-nos neste seu livro uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético.
(citado)
“Ia a afastar-se na direcção do castanheiro quando ouviu a gaivota a chamá-lo.
- Queres que te deixe um pouco da minha comida?- sugeriu ele algo aliviado.
- Vou pôr um ovo. Com as últimas forças que me restam vou pôr um ovo. Amigo gato, vê-se que és um animal bom e de nobres sentimentos. Por isso, vou pedir-te que me faças três promessas. Fazes?...”

A escolha deste livro assenta na forma como o autor consegue transmitir sinais de esperança, mesmo quando tudo parece perdido através de uma escrita carregada de humor e sensibilidade. O que este livro representa é que é possível que os povos, ao encararem as suas diferenças, se possam unir para enfrentar as adversidades.
Dada a natureza do Homem amante da discórdia, da guerra e da diferença, este livro mostra-se intemporal.

Sem comentários:

Enviar um comentário