2011-04-27

ler em casa 2


Caros Pais e Encarregados de Educação dos nossos alunos

Voltamos a contactar-vos para dar conta do trabalho que realizamos com os vossos filhos e educandos.
Neste período, promovemos a leitura com a colaboração de professores que disponibilizaram as suas aulas para actividades como A Hora do Conto (com os alunos do 11.º ano) e O Meu Primeiro Romance (no dia 16 de Fevereiro, com alunos do 10.ºA, no dia 28 de Março, com alunos do 11.ºA). A poesia lida esteve presente por mais de uma vez: no Dia dos Namorados, no Dia da Poesia e na Semana da Leitura (que decorreu de 28 de Fevereiro a 4 de Março). Durante esta semana, falou-se de livros e leitores, os alunos das turmas A, B e C do 12.º ano apresentaram livros de ficção e de divulgação científica, os alunos do 9.º C trouxeram para a Biblioteca, pela segunda vez, a aula de Língua Portuguesa. Os alunos do 7.º ano aprenderam como consultar dicionários e enciclopédias. Finalmente, os alunos do 8.º ano receberam, com grande educação, atenção e participação, o escritor Mário de Carvalho, autor do livro A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, que tinham lido nas aulas.

Em actividades promovidas ou dinamizadas pela Biblioteca, destacamos a participação dos seguintes alunos:
- representantes ao Concurso Nacional de Leitura (fase regional), em colaboração com os professores de Português: Inês Coelho, Pavlo Kyyanchenko e Cristian Bucea (todos do 8.º C) e Ana Filipa Oliveira (do 12.º B) e Carolina Lourenço (12.º D).
- vencedores do concurso Faça Lá um Poema: Ricardo Barras, do 10.ºA , Jonathan Mané e Limácia Lima do 12.ºCM.
- vencedores do concurso Esmiuçar a Biblioteca: Ana Margarida Lourenço, Catarina Tomás e Patrícia Natário, do 7.º A, Bruno Almeida e Miguel Santos, do 7.ºB, Bruno Conceição, Adélio Martins, Fábio Gomes, Adriana Lourenço e Ana Margarida Gomes do 7.º D, Patrícia Pina, Sadine Baldé e Yasmin Souza (do 10.ºT).
- representantes ao concurso Formação PORDATA/RBE Bruno Simões, David Figueira e Fábio Vilela do 12.ºD, com o trabalho Segurança Social – a despesa da pobreza (em colaboração com Área de Projecto do 12.ºano).
- e, finalmente, os nossos melhores leitores do 2.º período: Esther Egbeama, do 11.º A, Joana Paulino, do CEF B, Eliane Monteiro, do 7.º A, Catarina Dias, do 7.º C, Edivânio Chemba, do 8.º B, Iasmina Barbosa, do 10.º AI, Elisângela Candamba, 11.º A.
Dizíamos, na primeira folha Ler em Casa, que “não ter livros em casa não é desculpa para não ler” e que o empréstimo de livros (agora, também, em versão digital áudio) é uma das nossas maneiras de promover a leitura. Queremos dizer que continuamos o nosso trabalho e que toda a comunidade escolar pode ir acompanhando o que vamos fazendo através da leitura da folha semanal Em Progresso (sai às segundas e pode também ser lida no site oficial da escola http://www.esec-canecas.rcts.pt/) e no nosso blogue Leituras Acordadas (http://leiturasacordadas.blogspot.com/)

Contamos convosco.
A equipa da Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário