2012-10-29

Um livro para ler: Amor de Perdição




Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco  – uma das obras eternas da literatura portuguesa.

Vem este livro a propósito da comemoração dos 150 anos da sua publicação, levada a cabo pelo CCB (Centro Cultural de Belém).


Obra representativa do romantismo português, fala do amor sem limites e do ambiente social de normas rígidas em que o amor acontece. Simão Botelho, Teresa Albuquerque e Mariana são o triângulo desse amor que, em Viseu, vai contra tudo e contra todos; um amor a que só a morte consegue por fim... e no entanto perpetua-se, como amor eterno que é, capaz de romper as barreiras do tempo.

Provam-no os cineastas que já inspirou: José Vianna (Brasil), em 1918, António Lopes Ribeiro, em 1943, Manoel de Oliveira, em 1978, Mário Barroso, em 2008.

Consta que foi a vida atribulada, passional e impulsiva de Camilo Castelo Branco (1825 – 1890), escritor incontornável da literatura portuguesa, que inspirou muitas das suas obras literárias.

O Diário de Notícias e a Biblioteca Nacional Digital, que se associaram à comemoração dos 150 anos do Amor de Perdição,  disponibilizam ao grande público, através do sítio do Diário de Notícias,  12 dessas obras em formato digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário