2014-04-28

Viva a Liberdade





Viva a Liberdade! São as palavras escritas, na fachada da escola, com que comemoramos os 40 Anos de Abril. 
E lá dentro continuam à vista pelas paredes da escola os cartazes que os alunos do 10.ºCM realizaram no âmbito destas comemorações, bem como as palavras de ordem que das paredes daquele tempo vieram para as nossas desenhadas pelos alunos do 12.ºE. São palavras de ordem trazidas pelo “dia inicial inteiro e limpo”: “Viva a liberdade” / “Nem mais um só soldado para Angola” / “Abaixo a reação” / “O povo unido jamais será vencido” / “A terra a quem a trabalha” / “Viva a reforma agrária” / “Direito à greve” / “Direito ao trabalho” / “Direito ao ensino”... e do Zeca “Eles comem tudo e não deixam nada”.
Comemoramos também Abril com aulas abertas na sala em frente da biblioteca, na qual os alunos de História do 12.º ano apresentam comunicações e debatem esses momentos de há 40 anos.
Concluindo as comemorações do Dia da Liberdade, sexta-feira, dia 2, às 10:05, no Auditório, convocam-se todos os alunos do secundário e convidam-se os professores para uma reunião geral de reflexão sobre a escola e a participação dos estudantes na sociedade, hoje.
E na biblioteca há uma exposição de fundo documental, sobre o 25 de Abril onde se encontram algumas das obras adquiridas recentemente, como. Os Rapazes dos Tanques, O Retorno de Dulce Maria Cardoso, D’este viver aqui neste papel descripto: cartas da guerra de António Lobo Antunes. Obras para serem lidas e, nalguns casos, requisitadas para bons momentos de leitura domiciliária.

Sem comentários:

Enviar um comentário