2014-07-02

Sophia no Panteão Nacional

Neste dia, queremos manifestar o nosso apoio à justa homenagem a Sophia.  Transcrevemos do Público, de hoje, a seguinte informação:

"Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) entra esta quarta-feira no Panteão Nacional, quando se cumprem dez anos sobre a sua morte e se comemora o 40.º aniversário do 25 de Abril, esse “dia inicial inteiro e limpo”, como ela própria o descreveu naquele que é provavelmente o mais belo dos poemas dedicados à revolução dos cravos.
A urna  sai, pelas 16:30, do Cemitério de Carnide, seguindo o cortejo fúnebre para a Capela do Rato, onde, pelas 17:15, é rezada uma missa pelo patriarca Manuel Clemente e pelo padre Tolentino de Mendonça, com a presença da família.
O cortejo, escoltado pela GNR, sai da capela em direção ao Panteão Nacional, passando pela Assembleia da República. O armão militar que transporta a urna contendo os restos mortais da poetisa está previsto chegar pelas 19:00 ao adro do Panteão Nacional, onde dará entrada pelo lado nascente, do campo de Santa Clara.
Escutado o Hino Nacional pelo Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, José Manuel dos Santos, membro da Academia Nacional de Belas Artes, faz a evocação da poetisa, seguindo-se uma atuação da Companhia Nacional de Bailado, que voltará a ter outra, entre o discurso da presidente da Assembleia da República e o do Chefe de Estado, ao qual se seguirá a difusão de uma gravação, de 1957, de uma leitura de poemas por Sophia de Mello Breyner Andresen."
Sophia de Mello Breyner Andresen no seu tempo , Momentos e Documentos é o site da Biblioteca Nacional dedicado à escritora e que divulgamos, aqui.
 

Obrigada Sophia. A biblioteca dispõe de diversos exemplares da sua obra que podem ser requisitados.

imagem em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sophia_de_Mello_Breyner_Andresen

Sem comentários:

Enviar um comentário