2015-01-19

Mistérios da biblioteca

Desafios:
Até 31 de janeiro, descubram quem são os escritores mistério e quais as obras que andam pelas prateleiras da nossa biblioteca:


 
 A: 
Viveu só 31 anos, este poeta português oitocentista. Nasceu e morreu em Lisboa, tendo trabalhado no comércio paterno e publicado artigos e poesias em jornais. Vitimado pela tuberculose, passou uma temporada pelo Lugar d’Além, aqui bem perto, à procura dos ares saudáveis que o curassem.
Mostrou nos seus poemas um grande interesse pelo quotidiano seja o do campo seja o da cidade, pelas pessoas que habitavam esses espaços e que foram objeto da sua observação em textos que muitas vezes parecem quadros pintados. A sua obra foi muito importante para a poesia moderna do século XX. Os seus poemas foram compilados após a sua morte num livro cujo título é o seu nome.
A letra inicial de um dos seus nomes é o V

 B:
Norte-americano, viveu a maior parte da sua vida no século XIX, tendo morrido em 1910. Tipógrafo, jornalista, foi também piloto dos barcos a vapor no rio Mississippi e mineiro, até assentar a sua vida na escrita, em registos de viagens e em conferências.
Os seus principais livros retratam um mundo juvenil, influenciado pela sua própria experiência de vida, bem como criam fortes personagens, como a daquele jovem que faz o que acredita estar certo, mesmo que seja considerado errado por outros.
A letra inicial de um dos seus nomes é o T.
C:
Nasceu em Coimbra, nos anos 60 do século XIX, e morreu em Macau, em 1926, com 58 anos. Licenciado em Direito, interrompeu a carreira de jurista quando se transferiu para Macau, onde, durante três anos, foi professor de Filosofia no Liceu. Volta ao Direito, como conservador do registo predial e, mais tarde, como juiz de comarca.
Doente, vem diversas vezes a Lisboa para tratamentos, tendo sido apresentado, numa dessas deslocações, a Fernando Pessoa, que apreciava a sua poesia publicada em jornais e revistas. Uma compilação do seu trabalho poético foi publicada em 1920 mas o poeta nenhuma intervenção teve nessa edição preparada por amigos. Ficou, assim (embora tenha escrito muitos textos e traduções), autor de uma obra só. Obra definida pelo simbolismo, numa vida marcada pelo mundo oriental, pela doença e pelo uso do ópio.
A letra inicial de um dos seus nomes é o P.
 
 
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário