2015-02-21

fizeram-se poemas em Caneças


Muitos dos nossos alunos participaram no concurso Faça lá um Poema, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura . E todos merecem o nosso aplauso. Os poemas vencedores de cada um dos níveis de ensino foram:


-  do 1.º Ciclo, Daniel Alves, do  4.ºA da Escola Maria Costa:

A minha Escola

A minha escola é um mundo!...
É um mundo de saber,
Onde aprendo a conhecer
Tudo o que preciso de aprender!...

A minha escola é um mundo!...
É feito à minha medida,
Onde tenho muitos  amigos,
Uns novos, outros mais antigos.

A minha escola é um mundo!...
É feito por professores
Que me transmitem valores.
Sem eles não tinha este mundo!
 

 do 2.º Ciclo, Sara Neves, do 6.ºD:

A Amizade

Para mostrar a amizade
Nem todos são iguais:
Mas se a amizade for sincera
É coisa boa demais.

Todos nós temos amigos
Que nos tratam com carinho.
Damos a nossa amizade,
Nem que seja com miminho.

A amizade na vida
É como o sol na Primavera.
Aquece o nosso coração
Desde que seja sincera.

Ser amigo e ter amigos
É a melhor coisa da vida.
Darmos a nossa amizade
Sem pedir contrapartida.
 



 do 3.º Ciclo, Sofia Figueiredo, do 7.ºD

O que é o amor?
 
Amor,
Nunca senti nem fiz sentir
Não sei se me faz chorar
Ou se me faz rir
Não sei se vem do coração
Ou se é apenas uma ilusão

Dizem que o amor
Só acontece quando deixamos de ser perfeitos
Sei que não sou perfeita
Mas ainda não aconteceu
Por isso não sei o que é o amor
Mas será que já alguém percebeu?!

O Amor é…
Alguém que está comigo
Alguém que me entende
Alguém que não me julga
E que não me ofende
Não um príncipe encantado
Mas alguém que esteja sempre ao meu lado

O Amor é isto para mim.
E para ti?
Também é assim?


 do Secundário, Tatiana Pereira, do 11.ºB:

Inspiro-me em ti

Pego na caneta mas as palavras gelam
E, no papel, versos soltos permanecem
Tão distantes quanto os nossos corpos
Tão doces, frutos deste sentimento.
Meu amor,
És a segurança que me falta,
O Verão maravilhoso que não se esquece...
Mi sem si não é nem sol
Eu sem ti é rouco o rouxinol!
O silêncio quebra-se
As palavras ardem de paixão
Adoro-te,
Como um músico adora a sua canção



Sem comentários:

Enviar um comentário