2015-02-05

mistérios da biblioteca 2




Resolvido o primeiro desafio, temos mais escritores mistério para descobrir até 20 de fevereiro.
Quem são eles?


D
Ele, em si, tinha várias vidas. E escrevia com o nome de todas elas. Trata-se de um poeta português que morreu em 1935. Em vida, só viu um livro publicado, resultado de um concurso onde obteve o segundo prémio. Mas muitos dos seus poemas e textos em prosa puderam ser lidos em muitas revistas do seu tempo, algumas, como Orpheu, sob a sua direção.

Agora, as edições da sua obra multiplicam-se e são objeto de leitura e de estudo na Escola. Por isso, exemplares deste autor não faltam nas nossas estantes.
 


E
A personagem principal do grande livro deste autor andava num cavalo (Rocinante de seu nome) pelos campos da Mancha, acompanhado por um seu escudeiro, montado num burro. Buscava e procurava viver as grandes aventuras dos romances de cavalaria e um dos mais célebres episódios é o da sua luta contra moinhos de vento ou a vã tentativa de viver no passado.
Este autor espanhol, que viveu na transição dos séculos XVI e XVII, escreveu também ficção e teatro, mas é essa obra sobre o ingenioso hidalgo que se pode encontrar nas nossas estantes em edições diversas, nomeadamente uma em castelhano.



F
Antigo, antigo é este poeta grego. Tão antigo que não se sabe se existiu mesmo, se era cego, se andava pobremente pelos caminhos, dizendo ou cantando os seus textos. De facto, aqueles textos podem ser, afinal de contas, o resultado de múltiplas invenções de muitas gentes que constituem a tradição da literatura oral grega da antiguidade. Certo, certo, é que as obras que lhe são atribuídas não só ajudaram a fixar a língua grega, como constituem um marco de universalidade apreciado, comentado e conhecido há mais de 25 séculos.
Ou não sabemos todos a história daquele célebre calcanhar que era a fraqueza de quem o tinha?


Sem comentários:

Enviar um comentário