2015-05-11

o quinto mistério na biblioteca


QUEM SÃO ESTES  ESCRITORES?
QUAIS AS SUAS OBRAS QUE EXISTEM NA BIBLIOTECA?   A
Transmontano, era médico dos ouvidos, nariz e garganta, em Coimbra, e assinava os seus livros com outro nome que passou a ser o seu. A sua vida percorreu grande parte do século XX.
Poeta, escreveu e publicou, ao longo da sua vida, um diário, no qual integrava poemas e reflexões diversas. Escreveu também contos com alguns bichos e muita montanha. Mas a sua obra está associada principalmente à poesia.
O indivíduo e a sua relação com a terra, a força agreste de Trás-os-Montes, e o sentido da liberdade são elementos definidores da sua obra.


B

 Este escritor russo viveu a maior parte da sua vida no século XIX. A sua obra apresenta-se com uma dimensão universal seja pelo realismo das situações, seja pela intensidade da mensagem. Dos seus romances mais conhecidos, alguns de grande extensão, tanto nos deparamos com o carácter épico e dramático da guerra e a harmonia da paz como lemos a intensidade da paixão de uma mulher casada por um homem que não era o seu marido.
 
 
C
Grande escritor brasileiro do século XIX. Filho de gente pobre, vai aprendendo por si enquanto trabalha para apoiar o orçamento familiar. Consegue publicar o seu primeiro poema aos dezasseis anos, numa revista que divulgava talentos literários, então do período romântico, e a partir de então começa o seu caminho literário.
Das obras que escreveu, uma é particularmente conhecida entre nós, a que nos fala dos amores e ciúmes de Bento Santiago, casmurro, por alcunha, pela sua Capitolina, uma rapariga muito pra frente. Até se casaram mas os ciúmes podem dar cabo de tudo.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário