2016-02-11

faça lá um poema - os nossos poemas secundário


Estamos a publicar os poemas com que o nosso agrupamento respondeu ao desafio do Plano Nacional de Leitura.

O poema que representa o secundário é o da nossa aluna Inês Silva, do 10.º SE1




Tabaco
Fumei. Tentei conter-me, mas não deu.
Um bafo, dois bafos… 3, e deu.
Deu para esquecer tudo, incluindo pesadas palavras.
Que a vida é feita de saídas e entradas.
Um bafo, dois bafos… 3, e deu.
Como se o tabaco fosse a chave para tudo…
Sei que o tabaco não resulta, lá no fundo.
A minha mão tremeu ao acendê-lo.
Quanta fragilidade num só ato.
Engoli a seco o erro,
e esse erro foste tu, não o meu tabaco.
Um bafo, dois bafos, 3 … e deu.
Acendeste-me naquela tarde,
e a chama ardeu.
A gentileza dos teus lábios fugiu-me…
quando apagaste o cigarro.
Usaste-me, fumaste e fumaste até ao fim,
e no final nem te despedes de mim.
Atirada para o chão, de orgulho ferido,
aquela que podia ser a mãe do teu futuro filho.
Sempre foste fumador, já devia saber.
Há vícios maiores que outros,
e eu, a prioridade nunca haveria de ser.
Um bafo, dois bafos, 3… eu sei.
Fumaste mais que 30 cigarros e eu sei porque eu contei
todas as histórias perdidas, sem grande final.
Escolhas feitas, de uma maneira tão banal…
Um bafo, dois bafos, 3 … comoveu.
Fumaste tanto, e agora a fumadora sou eu!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário