2016-04-16

refugiados em debate 3



Os refugiados

                Em todos os cantos do mundo existem guerras. De conflitos políticos a conflitos religiosos, a guerra, infelizmente, é o modo como o Homem resolve os seus problemas. Com ela, milhões de inocentes sofrem, tentando continuar as suas vidas, muitas vezes fugindo dos seus países, tornando-se refugiados.
                Primeiramente, o direito à vida. O direito à vida é algo que todos os seres vivos têm, sendo que não é só o direito de respirar, é o direito de viver em segurança e em liberdade, o direito em ser feliz. Em vários países muçulmanos têm havido guerras com grupos jihadistas, fazendo com que milhares de pessoas morram, Os sobreviventes tentam fugir com as suas famílias para se salvarem, tentando entrar nos países europeus. Felizmente a Europa tem vindo a aceitar estes refugiados tentando integrá-los na sociedade dando-lhes uma merecida vida. Muitas pessoas criticam esta ação por parte dos países europeus, e para esses deixo esta pergunta, se fossem vocês, não quereriam ajuda?
                Em segundo lugar, a presença dos refugiados em Portugal. A maior parte do povo português é contra a chegada dos refugiados pois diz que primeiro devemos pensar em nós. A população portuguesa também se esquece que muito do seu território está praticamente desértico e que Portugal é um país muito bom para a agricultura e para a pesca. Estes são trabalhos a que os portugueses, na sua maioria, não se sujeitam e é algo a que os refugiados se agarrariam com unhas e dentes, visto que o mais importante para eles não é um trabalho de luxo, mas uma vida segura.
                Em suma, a vinda dos refugiados até poderá trazer benefícios. Com um pouco de esforço, conseguimo-nos integrar todos, pois todos temos direito a viver, e principalmente a viver felizes.

Ricardo Martins 12.º CT3
               

Sem comentários:

Enviar um comentário