2021-10-22

CONTOS 14 (#MIBE 2021)

 






Desta vez vai uma história inteira. Uma fábula, pois, neste #Mibe2021, para o fim de semana :


Uma raposa passou por um souto e sentiu piar um mocho; disse ela para si: 

-Ceia já eu tenho.

E foi muito sorrateira trepando pelo castanheiro em que estava piando o mocho, e filou-o.

O mocho conheceu a sorte que o esperava, e viu que não podia livrar-se da raposa sem ser por ardil. Disse então para ela:

- Ó raposa, não me comas assim como qualquer frango desses que furtas pelos galinheiros; tu também sabes andar à caça de altenaria, e é preciso que todos o saibam. Agora que me vais comer, grita bem alto: «Mocho comi!»

A raposa levada por aquela vaidade, gritou:

- Mocho comi!

- A outro sim, que nenja a mim! replicou-lhe o mocho caindo-lhe de entre os dentes e voando pelo ar fora, livre de perigo.

Teófilo Braga, «Fábula da raposa e do mocho», Contos tradicionais do povo português volume II, Lisboa: Publicações Dom Quixote, p. 247 (821.134.3-34 BRA CON)


Sem comentários:

Enviar um comentário