2022-04-08

Ler Ciência - James Gleick

 

 Damos início às recensões das leituras realizadas pelos alunos do 12 CT4 na sessão Ler Ciência.

 Caos: A Construção de uma Nova Ciência | James Gleick | Edição Gradiva

 



 

A Natureza está repleta de fenómenos complexos, imprevisíveis e irregulares. Neste sentido, os métodos científicos clássicos, numa perspetiva reducionista, são insuficientes para compreender mais profundamente aquilo que nos rodeia. Nos finais do século XX, a teoria do Caos – uma nova forma de encarar a ciência, em particular para o estudo destes sistemas complexos – começa a ganhar destaque. Em Caos: A Construção de uma Nova Ciência, James Gleick, escritor e jornalista norte-americano, relata o surgimento desta nova perspetiva científica, e o seu contributo para desvendar a verdadeira essência da Natureza.

Ao longo da obra, percorrem-se as diferentes descobertas que levaram ao desenvolvimento da Teoria do Caos. Desde o “Efeito Borboleta” de Edward Lorenz – a noção de que pequenas variações num sistema complexo levam a alterações drásticas no seu comportamento futuro, tornando-o imprevisível; até à geometria fractal de Benoit Mandelbrot – em que os padrões e formas irregulares se repetem a várias escalas diferentes; começam a surgir novas formas de representação da realidade, novos métodos de análise de dados experimentais. Os sistemas dinâmicos e complexos que, vistos localmente, eram caóticos, desordenados, apresentavam, ainda assim, uma estabilidade a um nível global. Sublinha-se um espírito crescente de interdisciplinaridade e de convergência entre as várias ciências – porque, efetivamente, “o caos está por toda a parte”: na evolução das populações nos ecossistemas, no mercado de ações, no funcionamento do sistema imunológico ou na frequência cardíaca, na meteorologia e na turbulência de fluidos. Existe uma estrutura universal subjacente a todos estes sistemas complexos – uma ordem na desordem aparente de Natureza.

Através de uma linguagem apaixonada, e com alguma ironia à mistura, Gleick consegue relatar a história da Teoria do Caos de modo cativante. Refletindo sobre a evolução do pensamento científico, estabelece uma ligação entre o surgimento desta nova visão com o fenómeno de revolução científica e de mudança de paradigma propostos na filosofia de Kuhn. Portanto, é um livro de leitura obrigatória para todos os interessados no futuro da ciência, abertos a intrigantes (mas fascinantes) novas perspetivas e a sair da sua zona de conforto.

 

André Crispim, 12ºCT4

 

Sem comentários:

Enviar um comentário