“Ler e Falar Ciência”: o universo dos livros e da descoberta científica
Por João
Raposo, 12º CT4
No
passado dia 10 de janeiro, os alunos de 12º ano da turma CT4 apresentaram os
seus trabalhos no âmbito do projeto “Ler e Falar Ciência”. Esta atividade foi
realizada em contexto interdisciplinar e envolveu os alunos e as professoras de
Física e de Português.
As apresentações orais decorreram na biblioteca da
Escola Secundária de Caneças, durante a manhã, tendo tido como interlocutores
alunos de 10.º e 11.º anos dos Cursos de Ciências e Tecnologias.
A atividade foi
realizada com o intuito de divulgar a mística da Física Teórica e Experimental,
com destaque para os seus factos interessantes e descobertas revolucionárias.
Teve também como objetivo explorar outros conceitos científicos para além daqueles
que são abordados no currículo escolar, de forma a cativar os alunos mais novos
para este “mundo” muito amplo e fascinante.
Foram destacados livros de vários
autores, tais como Stephen Hawking, Carlos Fiolhais e Russell Stannard, físicos
muito conceituados cujos estudos têm sido premiados. Deste modo, todos os
intervenientes no projeto “Ler e Falar Ciência” puderam contactar com a verdade
científica dos conceitos abordados, o que contribuiu para a validação das
teorias apresentadas.
Os alunos realçaram a importância destas e de outras
atividades em contexto escolar, visto que conferem uma dinâmica que cativa os
jovens e os ajuda a descobrir e a explorar novos horizontes, no âmbito do
estudo da ciência.
Sem comentários:
Enviar um comentário