2022-04-08

Ler Ciência - James Gleick

 

 Damos início às recensões das leituras realizadas pelos alunos do 12 CT4 na sessão Ler Ciência.

 Caos: A Construção de uma Nova Ciência | James Gleick | Edição Gradiva

 



 

A Natureza está repleta de fenómenos complexos, imprevisíveis e irregulares. Neste sentido, os métodos científicos clássicos, numa perspetiva reducionista, são insuficientes para compreender mais profundamente aquilo que nos rodeia. Nos finais do século XX, a teoria do Caos – uma nova forma de encarar a ciência, em particular para o estudo destes sistemas complexos – começa a ganhar destaque. Em Caos: A Construção de uma Nova Ciência, James Gleick, escritor e jornalista norte-americano, relata o surgimento desta nova perspetiva científica, e o seu contributo para desvendar a verdadeira essência da Natureza.

Ao longo da obra, percorrem-se as diferentes descobertas que levaram ao desenvolvimento da Teoria do Caos. Desde o “Efeito Borboleta” de Edward Lorenz – a noção de que pequenas variações num sistema complexo levam a alterações drásticas no seu comportamento futuro, tornando-o imprevisível; até à geometria fractal de Benoit Mandelbrot – em que os padrões e formas irregulares se repetem a várias escalas diferentes; começam a surgir novas formas de representação da realidade, novos métodos de análise de dados experimentais. Os sistemas dinâmicos e complexos que, vistos localmente, eram caóticos, desordenados, apresentavam, ainda assim, uma estabilidade a um nível global. Sublinha-se um espírito crescente de interdisciplinaridade e de convergência entre as várias ciências – porque, efetivamente, “o caos está por toda a parte”: na evolução das populações nos ecossistemas, no mercado de ações, no funcionamento do sistema imunológico ou na frequência cardíaca, na meteorologia e na turbulência de fluidos. Existe uma estrutura universal subjacente a todos estes sistemas complexos – uma ordem na desordem aparente de Natureza.

Através de uma linguagem apaixonada, e com alguma ironia à mistura, Gleick consegue relatar a história da Teoria do Caos de modo cativante. Refletindo sobre a evolução do pensamento científico, estabelece uma ligação entre o surgimento desta nova visão com o fenómeno de revolução científica e de mudança de paradigma propostos na filosofia de Kuhn. Portanto, é um livro de leitura obrigatória para todos os interessados no futuro da ciência, abertos a intrigantes (mas fascinantes) novas perspetivas e a sair da sua zona de conforto.

 

André Crispim, 12ºCT4

 

2022-04-04



Biblioteca à séria é biblioteca com gente, é gente a falar de livros, é livros a circular. Hoje, foram os alunos do 12CT4 que apresentaram livros científicos e de divulgação científica na sessão Ler Ciência, que realizamos há muito com o departamento de Física. Atividade que integramos no programa Escola a Ler, o resultado foi muito positivo não só pela qualidade dos conhecimentos revelados como pela competência de comunicação evidenciada.

A acompanhar a atividade Ler Ciência, apresentamos uma exposição de livros científicos, de divulgação científica e de filosofia da ciência, do nosso fundo documental.


2022-03-21

GASTÃO CRUZ - DIA MUNDIAL DA POESIA

Morreu um poeta no dia em que começa a primavera. 

De Gastão Cruz, que, em tempos idos, participou numa sessão na biblioteca da Secundária, guardamos o livro Poemas reunidos de que transcrevemos este, no Dia Mundial da Poesia:

 

Não cantes o meu nome em pleno dia

não movas os seus ásperos motivos

sob a luz dolorosa sob o som

da alegria

 

Não movas o meu nome sob as tuas

mãos molhadas do choro doutros dias

não retenhas as sílabas caídas

do meu nome da tua boca extinta

 

Não cantes o meu nome a primavera

já o ameaça hoje principia

a vida do meu nome não o cantes

com a tua alegria

Gastão Cruz, Poemas reunidos, Lisboa: Dom Quixote, 1999, p.173

2022-03-10

Às Avessas 44



 Desta vez, o jornal da Secundária não é um jornal feito pelos alunos, mas, seguramente, é feito com eles e para eles. A ler aqui, com necessidade de ampliar a imagem.

2022-03-08

A mulher passa na biblioteca

Transformar uma afirmação como ser mulher em conhecimento pode passar pelos livros.
É esse o propósito da mostra do nosso fundo documental sobre algumas áreas temáticas que pensam a condição feminina: o feminismo, os direitos das mulheres e a igualdade de género, informação histórica sobre a mulher, biografias de mulheres, histórias literárias de mulheres.
Em exposição na biblioteca até 26 de março.



 

Textos de opinião - desigualdade de género

No Dia Internacional da Mulher publicamos dois textos de alunas produzidos no âmbito da disciplina de Português. Obrigado pela partilha.


 Desigualdade de Género

 

Ao contrário do que uma grande quantidade de pessoas pensa, a desigualdade de género continua a ser predominante na nossa sociedade. Na verdade, mesmo sendo um assunto que afeta a vida de muitas pessoas, parece já ter sido “esquecido” por uma grande parte da população do mundo atual. De roupa a trabalho, de comportamentos a posturas, ainda podemos notar a diferença de reações perante certas situações, quando se trata de uma mulher e quando se trata de um homem.

Em anos passados, falava-se muito deste tema, designadamente, por exemplo, das diferenças de salários ou das desigualdades no ambiente familiar. Mas, e atualmente? Será que houve uma transformação tão acentuada, tendo em conta as diferenças de que se foi parando de falar? A minha resposta é não. Atualmente, estas desigualdades ainda estão presentes em todo o lado. No mundo do trabalho, ainda há, por exemplo, empresas que preferem contratar homens a mulheres, mesmo tendo exatamente as mesmas competências. E os salários? Ainda há diferença entre o que os homens e as mulheres recebem? Há. Em determinados países e em determinados empregos, há. Mas não é só no mundo do trabalho que existem estas diferenças, a verdade é que estão presentes em todo o lado: a filha tem que ficar em casa a lavar os pratos, mas o filho pode ir brincar com os amigos “lá fora”; a rapariga não pode sair de casa com calções porque estará a “chamar a atenção”, mas o rapaz pode vestir-se da maneira que quiser, sem ter reparos, entre muitos outros exemplos.

Em conclusão, obviamente que há casos e casos e há pessoas e pessoas. Todos sabemos que estes comportamentos discriminatórios são mais presentes em certas regiões do que noutras. Mas o facto de não ser toda a população a inferiorizar a mulher não quer dizer que não existam pessoas que o façam e que este problema não precise de mais atenção e de urgente resolução.

Patrícia Silva, n°21, 12°LH1.


A Desigualdade de Género no Mundo Atual

   Nos tempos que decorrem, presencia-se, evidentemente, uma clara diferença nas oportunidades e desafios enfrentados pelas mulheres e pelos homens. Estas diferenças devem-se a diversos fatores sociais, que defendem a ideia da superioridade masculina ao longo dos séculos.

   Em primeiro lugar, a desigualdade de género ainda está presente em diversos países do mundo, que se baseiam em ideais conservadores. Muitas mulheres, por exemplo, são forçadas a exercer o papel de dona de casa, e, deste modo, é-lhes privado qualquer direito de escolha acerca de um futuro que corresponda às suas capacidades e desejos. Ainda vale sublinhar a sua submissão forçada em relação ao seu marido, o dever de cumprir os afazeres domésticos e, em alguns casos, forçadas a ter e criar filhos. Exemplo destas situações é o quotidiano de quem vive em países que estão em desenvolvimento, designadamente de mulheres que se veem privadas de direitos básicos como a formação académica, a liberdade de escolha ou a liberdade de expressão.

   Em segundo lugar, é comum acreditar no completo sucesso do movimento feminista, no entanto, a disparidade entre classes sociais pode ser disfarçada ao passar uma falsa imagem ao público. Diversos artigos, blogues e jornais evidenciam os grandes progressos alcançados provenientes de manifestações e da luta contra o sexismo, negligenciando o facto de muitos direitos, como o direito à justiça, serem apenas aplicados a determinados grupos, normalmente pertencentes a classes mais favorecidas. Seguindo este raciocínio, empresas procuram, por exemplo, empregar um maior número de mulheres, revelando, aparentemente, a sua preocupação com a diversificação, mas atribuindo-lhes salários mais baixos que não correspondem ao trabalho realizado.

   Em virtude dos fatores mencionados, reafirma-se a ideia expressa no início do texto, a de que existe uma clara diferenciação quer nos direitos, quer nas oportunidades dadas às mulheres e aos homens. Assim, importa ressaltar os feitos e conquistas resultantes da força de vontade e determinação do sexo feminino, mas também alertar para o caminho a percorrer em países que não acompanharam este movimento e, ainda, a falsa imagem de uma sociedade totalmente justa.

 

Ana Sofia Alves Silva 12ºLH1 n.º4

2022-03-07

SER SOLIDÁRIO



 Estas são imagens da nossa biblioteca vistas do átrio de entrada da escola. Não se consegue chegar ao vidro tantos são os sacos com bens essenciais e roupa que a comunidade escolar entendeu dispor aos refugiados da Ucrânia, numa iniciativa da Associação de Estudantes.

2022-02-26

Ucrânia

 

Somos uma biblioteca escolar. 

Aqui só entendemos uma linguagem de paz. 

Quando nos desentendemos, os assuntos resolvem-se pela palavra. 

Quando nos ofendem com a guerra temos que o dizer.

Pela Ucrânia!


Taras Chevchenko (1814-1861), poeta ucraniano. 

O poema que publicamos é retirado daqui .


Testamento

Quando eu morrer, sepultai-me

Dentro da colina,

No meio da vasta estepe,

Da minha amada Ucrânia,

De onde posso contemplar,

Amplos campos ao redor

E ouvir as correntes do Dniper,

Descer com ruidoso rumor.

Quando ele levar da Ucrânia

O sangue vil, inimigo

Para o fundo do mar

Então deixarei os montes e prados –

Voarei às alturas do céu

Até Deus subirei

Dirigir-lhe as preces

Por enquanto, o Deus eu desconheço.

Sepultai-me, levantai-vos,

As férreas algemas quebrai

Com mau sangue inimigo

A liberdade regai.

Na família grande

Família livre e nova

Não deixam de recordar-me

Com palavra bondosa e boa.

2022-02-23

Gente que lê (2022)!


 Realizou-se hoje à tarde a fase municipal do concurso nacional de leitura. Ainda a sofrer as consequências da pandemia, a prova foi online em cada uma das bibliotecas escolares do concelho. A Ariane e a Joana, pelo secundário, a Sofia e o Rodrigo, pelo 3.ºciclo, foram os nossos representantes. Gente que lê, não podemos deixar de dar os parabéns ao seu esforço, e disponibilidade para participar em atividades  que não têm diretamente impacto na sua avaliação. Participação com mérito de todos, desta vez só a Joana, do 12CT1, segue em frente para a fase intermunicipal que se realiza no dia 20 de abril na Amadora.   Parabéns a todos os participantes, pois claro!

2022-01-26

Free reading

  Na biblioteca da Secundária expomos obras do nosso fundo documental em língua original inglesa.

Temos livros que vão da literatura juvenil e para adolescentes a grandes obras da literatura inglesa e norte-americana. Shakespeare, Mark Twain, Oscar Wilde ou George Orwell são alguns dos autores que se podem encontrar, além de diversos livros de short stories, poesia (aqui também com livros bilingues) e teatro que se poderão requisitar para ler em casa no último dia do semestre. Convidamos quem já lê em inglês e quem gostaria de tentar um primeiro livro a passar na biblioteca para ver o que é que temos para oferecer em regime de leitura livre.









 

2022-01-24

Parlamento dos jovens

 







Colaboramos com o Parlamento dos Jovens, uma proposta da Assembleia da República, que se desenvolve eta ano na escola. A biblioteca foi espaço de votação dos alunos do 3.ºciclo e do secundário.



Resultados apurados, na passada sexta-feira e hoje decorreram as sessões do secundário e terceiro ciclo respetivamente. As sessões de escola elegeram os representantes à sessões distritais e aprovaram as recomendações a apresentar nessas sessões.

sessão do secundário
sessão do 3.ºciclo

s




2022-01-14

Concurso Nacional de Leitura - 3.º ciclo


Realizou-se a fase de escola do 3.ºciclo do concurso nacional de leitura. A obra objeto de estudo foi Os livros que devoraram o meu pai de Afonso Cruz. A prova realizou-se na biblioteca e contou com a presença de alunos do 8.º e do 9.º anos. 

Foram poucos. Estamos com dificuldade em chegar aos alunos e em motivá-los para estas atividades que os tornam melhores. Os que resistem às pressões negativas destes tempos e aderem a estas propostas fora das aulas estão duplamente de parabéns!

2022-01-10

Começar o ano?

Ano Novo

Ficção de que começa alguma coisa!
Nada começa: tudo continua.
Na fluida e incerta essência misteriosa
De passar, flui em sombra a água nua.

 

Curvas do rio escondem só movimento.
O mesmo rio flui onde se vê.
Começar só começa em pensamento.

Fernando Pessoa, Poemas de Fernando Pessoa, 1921-1930 volume I, edição de Ivo Castro, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001

2021-12-22

Natal

                                         Litania para este Natal


                                Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto

                              num sótão     num porão      numa cave inundada

                              Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto

                              dentro de um foguetão reduzido a sucata

                              Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto

                               numa casa de Hanói ontem bombardeada


                               Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto

                                num presépio de lama e de sangue e de cisco

                                Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto

                                para ter amanhã a suspeita que existe

                                Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto

                                tem no ano dois mil a idade de Cristo


                                Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto

                                Vê-lo-emos depois de chicote no templo

                                Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto

                                e anda já um terror no látego do vento

                                Vai nascer esta noite à meia-noite em ponto

                                para nos pedir contas do nosso tempo

                                                                                                                            1967

         David Mourão-Ferreira, Obra poética (1948-1995), Lisboa, Assírio & Alvim, p.324

2021-12-06

Olimpíadas da cultura clássica

 

Antero Valério, Ícaro






Pela primeira vez, a biblioteca da Secundária propõe aos alunos que adiram a esta iniciativa da Rede das Bibliotecas Escolares e do Centro de Cultura Clássica da Universidade de Lisboa. Podem concorrer a um desafio escrito ou a um desafio de Multimédia / Artes Visuais. Os temas são os de Dédalo e Ícaro e de Cassandra para o 3.º ciclo a que se acrescenta o de Antígona para o secundário. 

Temos alunos que gostam da mitologia grega, temos fundo documental e damos umas dicas aos alunos interessados. 

Inscrevam-se. Até dia 20.



 

Concurso nacional de leitura

 

Como habitualmente vai ser já no início de janeiro que realizaremos as provas de escola do Concurso Nacional de Leitura.


Na Secundária, as obras escolhidas foram, para o 3.º Ciclo, Os livros que devoraram o meu pai, de Afonso Cruz, e, para o secundário, Amadeo, de Mário Cláudio.
Boas leituras!





2021-12-05

Faça lá um poema!


        Escreve numa sala grande e quase
                                                Vazia
                                                Não precisa de livro nem de arquivos
                                                A sua arte é filha da memória
                                                Diz o que viu
                                                E o sol do que olhou para sempre o aclara
                                        Sophia de Mello Breyner Andresen, «Escrita II», Ilhas, Lisboa: Caminho, 2004, p.74


Temos vindo a convidar os alunos, através do Em Progresso e do facebook, a participar no concurso  Faça lá um poema

Concluímos a receção de poemas para o concurso na  próxima quarta-feira, dia 10. Os poemas, que não podem ter mais de 14 versos, devem ser entregues / enviados para a biblioteca da Secundária pelos alunos, ou pelos professores de Português, caso sejam os fiéis depositários da produção dos seus alunos.

Vicente, últimos dias!

 


Esta imagem, folha de rosto do auto de moralidade(que conhecemos como barca do Inferno) que Gil Vicente publicou em1517, é parte da conversa que temos vindo a ter com as turmas do 9.º ano, numa colaboração com os professores de Português, que nesta semana se conclui.

2021-11-10

Vicente: Mesa de trabalho

 

 

 

 

Organizamos o nosso fundo documental sobre Gil Vicente, em mesa de trabalho, para consulta dos alunos do 9.º ano que estão a estudar neste momento a Barca do Inferno.  

Disponham!





2021-11-08

a biblioteca como sala de visitas

 


Hoje, o espaço da biblioteca transformou-se para a apresentação formal do Agrupamento aos inspetores da Inspeção-Geral de Educação e Ciência realizada pela direção, no âmbito da avaliação externa que está a decorrer. A sessão contou com a presença de inúmeros convidados, nomeadamente do presidente da Câmara, da vereadora e diretor da educação, do presidente da Junta de Freguesia e de representantes da PSP e dos Bombeiros Voluntários de Caneças, da Sociedade Musical e da Associação dos Amigos de Caneças, bem como de alunos, de professores e das associações de pais que, assim, puderem vivenciar a sala mais bonita da escola.