2011-06-21

a biblioteca nos exames

Foi assim: na primeira chamada do exame de Língua Portuguesa do 9.º ano, a leitura aparece logo no I Grupo, com um exercício que se aproxima muito da atividade que costumamos desenvolver com os alunos do 7.ºano e que passa por os alunos descobrirem as primeiras frases de um livro:

Grandes primeiras frases
Conseguir prender o leitor desde a linha inicial de um livro é uma arte difícil. Eis oito
exemplos de mestria.
Mas o melhor está no fim, na pergunta de desenvolvimento do GRUPO III:

Para muitas pessoas, a leitura é fonte de prazer, de conhecimento, de novas experiências. Para outras, porém, não tem tanto valor.
Partindo da tua experiência, escreve um texto que pudesse ser divulgado no jornal de uma biblioteca escolar, no qual expresses uma opinião favorável à leitura, tentando convencer outros jovens a ler cada vez mais.


Como gostaríamos de conhecer alguns dos textos que se produziram e de divulgá-los à população escolar!
E como sentimos que todos os alunos do 9.º ano da nossa escola que tiveram uma intervenção efetiva na biblioteca durante este ano (aqui ou aqui por exemplo) ficaram particularmente bem preparados para responder a esta questão!
É de referir, também, nas actividades com a biblioteca, a participação dos alunos do 8.º ano no Concurso Nacional de Leitura e na   leitura, orientada na sala de aula, da obra A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho de Mário de Carvalho, culminando na vinda do escritor à escola. Podemos (re)ver aqui 
 
Este exame do 9.ºano mostra-se, assim, como um reforço do convite para uma cada vez maior participação dos professores e dos alunos na sua biblioteca. Podemos continuar a acordar nessa.

Sem comentários:

Enviar um comentário