2013-01-14

O Princípio da Incerteza, de Agustina Bessa Luís


 “O Princípio da Incerteza porque gosto da Agustina, porque vale sempre a pena ler os seus livros, apesar de nem sempre ser fácil”, disse a professora Ângela Baptista. “A Agustina escreve muito bem, tem frases importantes como aquela em que fala da frivolidade como sendo um dos melhores remédios para a depressão. O Princípio da Incerteza é interessante porque contém uma escrita inteligente, com apreciações filosóficas e profundas sobre o mundo”.


Trata-se de uma trilogia de romances: Joia de família (“Rute Clara decide dar à luz o seu terceiro filho na Quinta do Salto, propriedade do tio Albergaria, sabedora de uma cláusula do testamento deste…), A alma dos ricos (“Alfreda é o nome da mulher, quer dizer princípio de todas as coisas…”) e Os espaços em branco (“...regressa Camila, anjo-demónio, filha de vinhateiros do Douro arruinados, que casou rica com António Clara…”).

Agustina nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de Outubro de 1922.
Em Maio de 2002 é pela segunda vez contemplada com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), relativo a 2001, precisamente com a obra "O Princípio da Incerteza - Jóia de Família".
Adaptado de: Wook, Grupo Porto Editora (em linha), http://www.wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário