2016-03-21

ler ciência - leituras (George Stilwell)


Quando os macacos se apaixonam


  
Autor: George Stilwell
Editora: A Esfera dos Livros
 

Esta é uma viagem que todos, os interessados e os menos dados à questão, deviam de desfrutar, viver, mas sobretudo conhecer. O reino animal parece já estar desvendado e despido, no entanto existe ainda uma realidade por descobrir, e bastantes dos factos hoje cientificamente apoiados são para muitos desconhecidos ou até mesmo mal entendidos. Desta forma, para que se perceba melhor o conteúdo do livro em causa, baixemos as muralhas acompanhadas pelo conhecimento intelectual adquirido e transmitido ao longo dos anos pelos mais entendidos sobre o assunto e olhemos com olhos de quem nada conhece sobre a vida afetiva entre os animais irracionais.
Em primeiro lugar, os animais que constantemente nos rodeiam, a nós humanos, seres altamente instruídos e dotados, foram sempre alvo da minha cuidada atenção. Muitas vezes apanho os meus pensamentos a questionar a vida que a carne mesmo debaixo do meu nariz outrora protagonizava. Esta que aparece de forma quase mágica, pela facilidade que os dias de hoje proporcionam ao tirar vida a um animal que mesmo antes de o ser já lhe está traçado um fim tão drástico e no entanto inevitável. Sempre acreditei que existia mais respeito a ser atribuído aos animais que sem os quais não conseguiríamos viver. Todos nós temos uma história a contar, certo? Pois bem, as histórias que mais se contam são escritas sempre pelos mesmos. Sendo assim, porque não dar voz a estas almas condenadas à nossa tão egoísta barriga? Não será uma vez em cima do prato de refeição que estes terão a sua oportunidade de brilhar e é isso mesmo que este livro lhes providencia.
É claro que sem grande surpresa, graças às experiências de vida que permitem ao ser humano se desenvolver enquanto indivíduo, é do nosso conhecimento que os relacionamentos íntimos, de afetividade nem sempre acabam no final feliz que todos nós desejamos e com este livro, descobri que nós somos mais parecidos com os animais irracionais do que pensamos. Um dos Pequenos factos que mudou sem qualquer dúvida a minha ótica perante o comportamento animal é que existem muitos destes que conseguem ser claramente mais fieis aos seus parceiros e que em muitos casos, as suas próprias vidas estão, literalmente, em risco para um casamento de sucesso. Ora isso não se vê muito quando comparado ao comportamento humano. 
Para além deste tópico abordado muito à superfície, muitos outros são dados como exemplo e aprofundam muito mais os compromissos assumidos nos relacionamentos entre os animais e que tornam o conteúdo do livro muito mais rico e interessante.
Não tendo mais nada a acrescentar, penso que com o pouco que referi, disse muito ou pelo menos o suficiente para cativar não só os interessados na área, mas também e principalmente os menos dados à questão. É tão certo afirmar que esta leitura garante uma viagem deslumbrante como um conjunto de formigas guerreiras se sacrifica pela sua comunidade. Maravilhoso, não é?  

Sara Gonçalves
Nº 28 12º CT1

Sem comentários:

Enviar um comentário