2016-03-21

ler ciência - leituras (Stephen Hawking)




Breve História do Tempo


Autor: Stephen Hawking
Editora: Gradiva
             
http://static.fnac-static.com/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/5/0/1/9789726620105.jpg               

Desde há alguns meses que tinha como objetivo ler o livro Breve História do Tempo, de Stephen Hawking. No entanto, ainda não o havia feito devido aos estudos. Ao deparar-me com a proposta da professora para a leitura de um livro científico, achei que fosse uma ótima oportunidade para finalmente me debruçar sobre esta obra.

Sempre me questionei acerca do porquê da existência da humanidade, do passar do tempo [cronológico], tal como a existência de tudo o que nos rodeia e a sua finitude. No meu pensamento, não podíamos simplesmente ter surgido do “nada”. Era necessário arranjar um conceito preciso e científico para esse “nada”. E este livro surgiu como resposta às minhas perguntas constantes.

Ao longo de Breve História do Tempo, são apresentadas diversas questões que, a maior parte das vezes, são exatamente as que uma pessoa comum e curiosa se interroga. Na sequência destas, encontram-se, usualmente, as devidas respostas, baseadas em teorias estudadas e provadas por especialistas, incluindo a sua evolução, não esquecendo o desenvolvimento da mente humana perante o que o rodeia. Digo “usualmente” porque são também impostas questões para as quais a ciência ainda não consegue arranjar justificação, fazendo então o leitor entrar num ambiente mais pensativo.

A teoria da relatividade, a teoria das cordas, a formação da nossa galáxia e de buracos negros e a possibilidade de alguma vez existir uma viagem no tempo são alguns dos assuntos abordados por Stephen Hawking, sempre acompanhados de bom humor.

Aconselho vivamente lerem este livro. É uma obra que não é muito difícil de entender. Tem alguns conceitos de física e química, mas nada que o autor não explique concisamente, ou mesmo as notas do tradutor, não sendo necessário um grande conhecimento no que toca a estas áreas da ciência. Além disso, como já referi anteriormente, existe um bom humor ao longo de todos os capítulos, o que faz com que o leitor permaneça interessado no que este contém. Após a leitura desta obra, saber-se-á muitíssimo mais e conseguir-se-á entender muito melhor tudo o que se encontra à nossa volta, podendo-se formular perguntas muito mais elaboradas e detentoras de conhecimento do que anteriormente.




Ana Rita Abreu
Nº4 12ºCT1

Sem comentários:

Enviar um comentário