2016-03-21

ler ciência - leituras (Michio Kaku)


 Física do Impossível


A Física do Impossível
Autor: Michio Kaku
Editora: Bizâncio








Sinopse

Há cem anos, os cientistas teriam afirmado que os lasers, a televisão e a bomba atómica seriam impossíveis. Em A Física do Impossível, o famoso físico Michio Kaku analisa até que ponto as tecnologias que encontramos na ficção científica, e que são hoje em dia consideradas impossíveis, poderão ser comuns no futuro. Do teletransporte à telecinese, Kaku recorre ao mundo da ficção científica para analisar os fundamentos - e os limites - das leis da Física tal como as conhecemos hoje.

Dividindo as tecnologias impossíveis em categorias - Classes I, II e III - conforme possam ser alcançáveis nos próximos séculos, nos próximos milénios ou talvez nunca, o autor, numa prosa intelectualmente estimulante, explica-nos:

• Como os foguetões com estatorreactores, as velas propulsionadas por lasers e os motores de antimatéria poderão um dia levar-nos às estrelas mais próximas;
• Como a telepatia e a psicocinese, outrora consideradas pseudociência, poderão um dia ser possíveis com os progressos dos computadores, da supercondutividade e da nanotecnologia;
• Por que razão uma máquina do tempo parece ser consistente com as leis conhecidas da Física, mas seria necessária uma civilização muito avançada para a construir.

A Física do Impossível conduz os leitores numa viagem inesquecível ao mundo da ciência, uma viagem de aventura que simultaneamente ensina e diverte.

Escolha

Eu escolhi este livro porque me atraiu a ideia de as coisas que observamos nos filmes de ficção científica, e que consideramos impossíveis, afinal estejam mais próximas do que aparentemente parece. Neste livro é possível aprendermos como atingir a invisibilidade ou por exemplo aprendermos mais sobre a existência de universos paralelos.

Recomendação

Recomendo vivamente a leitura deste livro a quem se interessa pela ficção científica e tenha vontade de saber como se podem construir algumas das coisas que são comuns nos filmes.


João Freitas
Nº19 12ºCT1
 

Sem comentários:

Enviar um comentário