2016-03-21

ler ciência - leituras (Mani Bhaumik)



 
 O Detective do Cosmos

 Autor:  Mani Bhaumik
 Editora: Gradiva





Um livro escrito por Mani Bhaumik onde este se debruça sobre perguntas que as pessoas, quer estudem ciência ou não, costumam ter sobre o cosmos. Perguntas, como por exemplo, Como se formam as estrelas? Ou os planetas? De que é feita uma estrela? Ou o que é um buraco negro? São respondidas de uma forma direta e objetiva neste livro. Estas questões são respondidas usando uma linguagem compreensível para qualquer pessoa, mas também conciliando com termos científicos que são explicados no decorrer do livro.

O autor explica que o que o levou a apaixonar-se pelo estudo do universo, pela cosmologia, foi devido ao facto de viver numa aldeia isolada das grandes cidades e por isso existir pouca luminosidade proveniente dessas grandes cidades; logo todas as noites tinha um céu brilhante repleto de estrelas a luzirem contra o pano preto do céu. E colocava perguntas a si próprio, como, de onde vêm as estrelas, será que elas irão brilhar para sempre ou será que lhes acontece alguma coisa e param de brilhar. Mani Bhaumik ao escrever este livro pretende que os leitores se tornem todos detetives e que, ao longo da obra, às muitas perguntas serão dadas as respostas dos detetives que são os leitores.

O grande objetivo deste livro é fomentar o interesse das pessoas que leiam este livro pelo universo, pois quanto mais curiosidade a população tiver por saber as respostas às perguntas sobre o universo e os seus elementos, mais se vai investir em termos financeiros e de número de investigadores nestas explicações que a comunidade científica busca há tantos séculos.

Este é, indubitavelmente, um livro científico que é de acessível leitura a qualquer ser humano e que recomendo vivamente. É através desta obra que obtemos respostas às intrigantes perguntas que tínhamos antes de o ler e que percebemos que o universo não é assim tão complicado de se compreender.

Rodrigo Arsénio
Nº 27 12º CT1

Sem comentários:

Enviar um comentário