2016-03-21

ler ciência - leituras (Estaremos sós no universo)

                                Estaremos sós no universo?



    
Diversos autores
Editora: Âncora

Estaremos Sós no Universo?O livro “Estaremos Sós no Universo” é escrito em jeito de entrevista, entrevista esta realizada a quatro grandes nomes da astrofísica reconhecidos internacionalmente pela sua forma apaixonada de questionar o aparecimento da vida e o lugar do Homem no Universo.

As entrevistas são realizadas por Catherine David, Frédéric Lenoir e Jean-Phillipe de Tonnac aos cientistas Jean Heidmann, Alfred Vidal-Madjar, Nicolas Prantzos e por fim Hubert Reeves. Jean Heidman, famoso radioastrónomo que presentemente é secretário do projeto SETI (projeto este que analisa os sinais de radio emitidos do espaço por qualquer tipo de inteligência) considera-se como um pioneiro no que toca a este assunto. Em relação á questão da existência de outras formas de vida, deixa-nos com um breve, “Eu desconfio…”.Por seu lado, Alfred Vidal-Madjar do Instituto de Astrofísica de Paris, observa, examina, fotografa e analisa os espectros luminosos dos corpos celestes e através de telescópios “segue” os vestígios dos novos planetas descobertos. Nicolas Prantzos, especialista de astrofísica nuclear, durante a entrevista explica com base em dados atuais, a previsão do nosso futuro no Universo bem como curiosidades e antevisões das viagens/estudos a outros planetas, nomeadamente o planeta Marte. Por fim, mas não menos importante, Hubert Reeves, Astrofisico de renome tendo recebido o prémio Medalha Albert Einstein, dá a sua opinião sobre a vida, respondendo e dando a sua opinião a perguntas chave como: Pode a vida assumir outras formas? Podemos defini-la a partir dos exemplos que temos na Terra? Como vão as novas descobertas da astrofísica modificar a nossa visão do mundo?

A escolha do livro recaiu essencialmente pelo fato de me interessar bastante pelo tema, tema esse que cada vez mais está presente no nosso quotidiano, a existência de outros seres mais/menos evoluídos que a nossa espécie. O livro dá-nos uma opinião mais fundamentada e completa de cientistas que vivem para a descoberta deste tema, no entanto as entrevistas são feitas duma maneira informal o que não torna de todo a leitura difícil de “digerir”. Aconselho vivamente o livro pois tem presente um tema interessante que nos permite dar asas á nossa imaginação e curiosidade, curiosidade essa que é a chave para o desfecho com sucesso deste tema.

João Monteiro
 Nº20  12º CT1
 

Sem comentários:

Enviar um comentário