2016-04-16

e se fosse eu? Nós somos eles!

Apresentamos algumas das mochilas que os alunos das turmas F e H do 6.º ano da EB dos Castanheiros, do nosso agrupamento, trouxeram para a sua escola, no passado dia 6 de abril.












  Nas escolas do agrupamento, procurámos que esta iniciativa e se fosse eu?, proposta pela Plataforma de Apoio aos Refugiados, Conselho Nacional da Juventude, Direção Geral da Educação e Alto Comissariado para as Migrações, chegasse a um maior número de alunos.

Conseguiu-se, apesar do pouco tempo para organização, mobilizar muitos alunos e professores para esta reflexão sobre algo de horrível que está a acontecer a outros, mas que podia estar a acontecer-nos.

O drama dos refugiados tem sido objeto da atenção da nossa biblioteca. Temos vindo a desenvolver um workshop, a partir da atividade Não são apenas números, proposta pela Rede das Bibliotecas Escolares, que designámos como Nós somos eles, e que já foi realizado em diversas turmas. Refletir sobre a condição do refugiado e sobre o modo como nós, europeus, estamos a lidar com o problema é o principal objetivo da nossa ação.
Nas mensagens seguintes, publicaremos textos de opinião dos nossos alunos que surgiram do debate realizado na oficina Nós somos eles, ou da reflexão ocorrida em aulas de Português do12.º ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário