2016-04-16

Refugiados em debate 1



O Drama dos Refugiados

Atualmente, temos vindo a assistir a uma vaga crescente de refugiados vindos de países que neste momento se encontram num clima de guerra. Este é, na verdade, um caso polémico. Quase tão grande como o número de pessoas que procuram paz na Europa Ocidental é o número de diferentes opiniões acerca desta situação.

Muitas são as pessoas que consideram que os países europeus considerados mais ricos e mais desenvolvidos devem apoiar as famílias que procuram e que veem neles a oportunidade de ter uma vida mais digna e, sobretudo, uma vida pacífica. Vejamos. Que razão têm os europeus ocidentais para não acolher estes homens em apuros? Será a vida de uma criança que vive na Alemanha, por exemplo, mais importante do que a vida de uma criança síria? Que direito temos nós de impedir que outros povos possam ter acesso aos bens que nós assumimos como garantidos todos os dias?

Há, no entanto, alguns pontos negativos que é necessário ter em conta. Algumas opiniões contra a receção dos refugiados baseiam-se no facto de a paz e a cultura ocidental poderem ser postas em causa com a receção destas pessoas que, indiscutivelmente, têm hábitos e crenças diferentes das nossas. Por exemplo, se se formar uma grande comunidade de refugiados num dos países que os acolhem, poder-se-á gerar um conflito devido aos distintos hábitos e crenças dos dois grupos. Para além disso, é também do conhecimento público a possibilidade de, por entre as famílias desoladas, terem sido colocados terroristas prontos a atacar a paz vivida nestes países mais desenvolvidos.

Assim, a aceitação e o acolhimento, ou não, dos refugiados é um problema bastante polémico. Esta é uma questão que leva muitos a interrogarem-se sobre até que ponto o bem-estar do outro é mais importante do que a nossa própria segurança.

Susana Pereira
12.º CT3

Sem comentários:

Enviar um comentário