2017-04-18

ler ciencia - recensões, Sharon Moalem



O Gene Inteligente - Como o seu modo de vida transforma os seus genes

Autor: Sharon Moalem.
Editora: Marcador.



O tema que procurava apresentar teria de abordar a Biologia Molecular, isto porque é o ramo da ciência que mais me interessa e para a qual me sinto vocacionada. Por este motivo, sabia que, para além do livro me conceber uma leitura fácil, o meu gosto pela matéria permitiria que tivesse um melhor desempenho na apresentação.
Dentro dos livros que encontrei sobre a ciência eleita, escolhi aquele que mais me incitava a leitura: Não só por ser considerado um bestseller internacional e o Livro do Ano de divulgação científica, mas também porque entendi que me iria abranger mais o conhecimento na área, neste caso, a Epigenética (algo que eu quase desconhecia, mas me parecia cativante).
Considerei depois que a obra foi muito bem concebida. Sendo que não implicando que o leitor tivesse um vasto conhecimento no domínio, o autor foi capaz de transmitir informação complexa, bem explorada, sem se tornar maçador. Também os exemplos reais de histórias que ilustram a teórica foram importantes, pois conseguiram captar a atenção e facilitar a compreensão do conhecimento transmitido.
Tal como esperava, o livro foi muito interessante para mim. A forma como a Genética foi retratada divergia muito do conhecimento básico que tinha sobre ela. Como tal, passei a ter uma nova consideração pela complexidade que a caracteriza e um maior fascínio por esta ciência.

Tânia Nunes
12.ºCT3

Sem comentários:

Enviar um comentário