2017-04-18

ler ciência - recensões, Mani Bhaumik



O detective do Cosmos
Desvendando os mistérios do universo

Autor: Mani Bhaumik
Editora: Gradiva


            A escolha deste livro deveu-se ao facto de, ao ler a contracapa do livro, ficar bastante interessado nos assuntos que este abordava tais como “Como e quando começou o universo?; De que são feitas as estrelas?; A que distância estão as galáxias mais longínquas?; O que é um quasar?” e pelo facto de O Detective do Cosmos ter sido considerado um livro oficial do Ano Internacional de Astronomia 2009.
            O livro trata dos tópicos que referi anteriormente e desvenda estes e outros enigmas fundamentais do cosmos numa viagem fascinante de descoberta e encantamento que constitui este livro. Consegui descobrir factos sobre nebulosas e buracos negros, galáxias, e até sobre o coração de estrelas de neutrões e planetas distantes enquanto acompanhava o autor na investigação dos aspectos mais insólitos do cosmos. O livro está repleto de factos interessantes e fotografias deslumbrantes, e este é ideal para exploradores do cosmos de todas as idades.
            O Detective do Cosmos é um livro inspirador. O autor trata o tema com uma abrangência impressionante, e fá-lo com um espírito que se vê raramente. Combinar um texto cientificamente rigoroso com uma linguagem acessível não é tarefa fácil, mas O Detective do Cosmos é prova de que isso é possível. Mesmo devido a este facto, eu pensei que o livro pudesse até ser ligeiramente aborrecido, o que de facto, acabou por não acontecer, tendo eu gostado bastante de o ler.
            Já Edgar Mitchell, Astronauta da missão Apollo 14, diz: “Neste seu novo e apaixonante livro, Mani Bhaumik baseia-se em avanços recentes da ciência para nos trazer novas imagens, bem como panorâmicas e perspectivas mais abrangentes, do esplendor do universo. Desafia-nos a olhar para a beleza, a complexidade e o encanto das mais recentes imagens do cosmos.”

José de Brito Gomes,
12.ºCT1

Sem comentários:

Enviar um comentário