2017-04-18

ler ciência - recensões Alan Lightman



Os Sonhos de Einstein
Alan Lightman
ASA   




Quanto à escolha do livro, acho que não tive nenhuma razão aparente para o fazer.
Escolhi um dos livros que constava na lista da professora, e que pelo nome, me parecia interessante.
Quanto ao seu conteúdo, o livro retrata a história de Einstein na capital da Suíça, em Berna, momentos antes de publicar a sua nova teoria sobre o tempo. Em certos momentos, fala-nos sobre Besso, um dos seus poucos amigos, que reconhece toda a sua inteligência, mas ao mesmo tempo se preocupa com a sua obsessão na sua hipótese. Ainda assim, o principal foco do livro não é a história, mas sim os sonhos de Einstein … Sonhos estes que foram escritos por Alan Lightman com base num diário antigo, no qual Einstein deixava as suas ideias sobre o tempo. Estes sonhos abordam variadíssimos mundos diferentes, no qual o tempo é sempre diferente. Num mundo o tempo pode não ter fim, enquanto noutro passa-se muito depressa, ou até mesmo muito devagar …
Quanto à minha opinião, acho que o livro não tem como objetivo explicar ou abordar determinados conceitos físicos. Tem sim, o objetivo de contar uma história, dando pequenas “dicas” e fazendo pequenas referências a determinados conteúdos físicos. Penso que a principal ideia do autor seria de conseguir mostrar o quão importante é o tempo, e quais as suas influências nas nossas vidas.
Ainda assim, acho que o livro em geral é um bom livro, que tem a capacidade de despertar o interesse em muitos temas relacionados com a física. Recomendo a leitura a qualquer aluno interessado na área.
Tiago Fonseca 12.ºCT1

Sem comentários:

Enviar um comentário