2018-01-13

perfil do aluno competências 2


Dia 15, o Agrupamento está no Dia do Perfil do aluno.
O documento legal que define o perfil do aluno a saída da escolaridade obrigatória pode ser lido aqui.
Associando-nos a este dia divulgamos as dez competências apresentadas no documento (como «combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes» entendidas enquanto áreas complementares e a sua enumeração não pressupõe qualquer hierarquia interna entre as mesmas. Nenhuma delas, por outro lado, corresponde a uma área curricular específica».



Raciocínio e resolução de problemas
desenho de Antero Valério


As competências associadas a Raciocínio e resolução de problemas implicam que
os alunos sejam capazes de:
• interpretar informação, planear e conduzir pesquisas;
• gerir projetos e tomar decisões para resolver problemas;
•desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados.



 Pensamento crítico e pensamento criativo
desenho de Antero Valério


As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de:
• pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias, argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada;
• convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensarem criticamente;
• prever e avaliar o impacto das suas decisões;
• desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa e inovadora, como resultado da interação com outros ou da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.


Relacionamento interpessoal

desenho de Antero Valério
As competências associadas a Relacionamento interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de:
• adequar comportamentos em contextos de cooperação, partilha, colaboração e competição;
• trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede;
• interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.

 

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