Dia 15, o Agrupamento está no Dia do Perfil do aluno.
O documento legal que define o perfil do aluno a saída da escolaridade obrigatória pode ser lido aqui.
Associando-nos a este dia divulgamos as dez competências apresentadas no documento (como «combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes» entendidas enquanto áreas complementares e a sua enumeração não pressupõe qualquer hierarquia interna entre as mesmas. Nenhuma delas, por outro lado, corresponde a uma área curricular específica».
Raciocínio e resolução de problemas
desenho de Antero Valério |
As competências associadas a Raciocínio e resolução de
problemas implicam que
os alunos sejam capazes de:
• interpretar informação, planear e conduzir pesquisas;
• gerir projetos e tomar decisões para resolver
problemas;
•desenvolver processos conducentes à construção de
produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados.
Pensamento crítico e
pensamento criativo
desenho de Antero Valério |
As competências associadas a Pensamento crítico e pensamento criativo implicam que os alunos sejam capazes de:
• pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma
lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias, argumentando
com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição
fundamentada;
• convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica
e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensarem
criticamente;
• prever e avaliar o impacto das suas decisões;
• desenvolver novas ideias e soluções, de forma
imaginativa e inovadora, como resultado da interação com outros ou da reflexão
pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.
Relacionamento
interpessoal
desenho de Antero Valério |
As competências associadas a Relacionamento
interpessoal implicam que os alunos sejam capazes de:
• adequar comportamentos em contextos de cooperação,
partilha, colaboração e competição;
• trabalhar em equipa e usar diferentes meios para
comunicar presencialmente e em rede;
• interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e
argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas
formas de estar, olhar e participar na sociedade.
Sem comentários:
Enviar um comentário