Dia 15, o Agrupamento está no Dia do Perfil do aluno.
O documento legal que define o perfil do aluno a saída da escolaridade obrigatória pode ser lido aqui.
Associando-nos a este dia divulgamos as dez competências apresentadas no documento (como «combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes» entendidas enquanto áreas complementares e a sua enumeração não pressupõe qualquer hierarquia interna entre as mesmas. Nenhuma delas, por outro lado, corresponde a uma área curricular específica».
Desenvolvimento pessoal e autonomia
desenho de AnteroValério |
As competências associadas a Desenvolvimento pessoal e autonomia implicam que os alunos sejam capazes de:
• estabelecer relações entre conhecimentos, emoções e
comportamentos;
• identificar áreas de interesse e de necessidade de
aquisição de novas competências;
• consolidar e aprofundar as competências que já possuem,
numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;
• estabelecer objetivos, traçar planos e concretizar
projetos, com sentido de responsabilidade e autonomia.
Bem-estar, saúde e ambiente
Bem-estar, saúde e ambiente
desenho de Antero Valério |
As competências associadas a Bem-estar, saúde e
ambiente implicam que os alunos sejam capazes de:
• adotar comportamentos que promovem a saúde e o
bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos, na alimentação, nos
consumos, na prática de exercício físico, na sexualidade e nas suas relações
com o ambiente e a sociedade;
• compreender os equilíbrios e as fragilidades do mundo
natural na adoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais
do ambiente;
• manifestar consciência e responsabilidade ambiental e
social, trabalhando colaborativamente para o bem comum, com vista à construção
de um futuro sustentável.
Sensibilidade estética e artística
desenho de Antero Valério |
As competências associadas a Sensibilidade estética e
artística implicam que os alunos sejam capazes de:
• reconhecer as especificidades e as intencionalidades
das diferentes manifestações culturais;
• experimentar processos próprios das diferentes formas
de arte;
• apreciar criticamente as realidades artísticas, em
diferentes suportes tecnológicos, pelo contacto com os diversos universos
culturais;
• valorizar o papel das várias formas de expressão
artística e do património material e imaterial na vida e na cultura das
comunidades.
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