Dia 15, o Agrupamento está no Dia do Perfil do aluno.
O documento legal que define o perfil do aluno a saída da escolaridade obrigatória pode ser lido aqui.
Associando-nos a este dia divulgamos as dez competências apresentadas no documento (como «combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes» entendidas enquanto áreas complementares e a sua enumeração não pressupõe qualquer hierarquia interna entre as mesmas. Nenhuma delas, por outro lado, corresponde a uma área curricular específica».
Saber científico, técnico e tecnológico
desenho de Antero Valério |
As competências associadas a Saber científico, técnico
e tecnológico implicam que os alunos sejam capazes de:
• compreender processos e fenómenos científicos que
permitam a tomada de decisão e a participação em fóruns de cidadania;
• manipular e manusear materiais e instrumentos
diversificados para controlar, utilizar, transformar, imaginar e criar produtos
e sistemas;
• executar operações técnicas, segundo uma metodologia de
trabalho adequada, para atingir um objetivo ou chegar a uma decisão ou
conclusão fundamentada, adequando os meios materiais e técnicos à ideia ou
intenção expressa;
• adequar a ação de transformação e criação de produtos
aos diferentes contextos naturais, tecnológicos e socioculturais, em atividades
experimentais, projetos e aplicações práticas desenvolvidos em ambientes
físicos e digitais.
Consciência e domínio do corpo
desenho de Antero Valério |
As competências associadas a Consciência e domínio do
corpo implicam que os alunos sejam capazes de:
• realizar atividades motoras, locomotoras,
não-locomotoras e manipulativas, integradas nas diferentes circunstâncias
vivenciadas na relação do seu próprio corpo com o espaço;
• dominar a capacidade percetivo-motora (imagem corporal,
direcionalidade, afinamento percetivo e estruturação espacial e temporal);
• ter consciência de si próprio a nível emocional,
cognitivo, psicossocial, estético e moral por forma a estabelecer consigo
próprio e com os outros uma relação harmoniosa e salutar.
Sem comentários:
Enviar um comentário