2018-04-07

Ler ciência - livros lidos 2018



Carlo Rovelli, Sete Breves Lições de Física,  Objectiva, 2015


            A escolha deste livro deu-se ao facto do meu grande interesse na física moderna, nas suas teorias complexas e fascinantes. Também o facto de o livro estar organizado em lições separadas e concisas influenciou-me a escolha.
            Neste livro, o físico teórico Carlo Rovelli guia-nos com clareza, simplicidade e até um pouco de poesia, numa viagem pela física moderna, marcando as suas descobertas mais importantes e ainda assinalando aquilo que a física desconhece.
            Começa com a Teoria da Relatividade de Einstein, que abarca o tempo, o espaço e a compreensão do universo. Segue para a mecânica quântica, que decifra o comportamento da matéria. Vai falando sobre conceitos igualmente importantes – a teoria de gravidade, as partículas elementares, os buracos negros, o calor – e sobre paradigmas ambiciosos – de que matéria é feita o espaço, qual a natureza do tempo, o que está na origem dos cosmos. Isto tudo em sete breves lições.
            Considero que os temas abordados neste livro poderiam ter sido mais aprofundados, pois o autor menciona vários conceitos, teorias ou fórmulas sem os explicar. Estes poderiam ter sido mais aprofundados sem perder a simplicidade prometida pelo autor. No entanto, recomendo o livro a qualquer aluno interessado na física moderna, por este ser uma ótima introdução à mesma.

Gonçalo Duarte Fernandes , 12.º CT

Sem comentários:

Enviar um comentário