2018-04-07

Ler ciência - livros lidos 2018



Michio Kaku A Física do Futuro – Como a ciência moldará o mundo nos próximos cem anos, Bizâncio, 2011








  A física do futuro: é logo a partir do titulo que se fica rendido a esta obra. E depois ainda temos o facto de ser uma obra que prevê, prevê atenção que não é a partir de uma bola de cristal, o futuro da ciência e da humanidade, coisa para deixar qualquer amante da ciência fascinado e obcecado por um livro. E foi basicamente isso que me aconteceu, sim basicamente. E por isto decidi ler este, digamos, Guia do Futuro.
   Consigo resumir este livro, e ainda não o revelando por completo, na seguinte frase:
“Neste livro, Michio Kaku com a colaboração de mais de 300 cientistas mostra-nos uma apaixonante visão do século que aí vem. Onde o resultado é uma descrição sobre os desenvolvimentos que podemos esperar desde a medicina, a informática, a singularidade, a nanotecnologia, a produção de energia, etc.”
    E por que é que esta frase, apesar de não o revelar por completo, pode resumir o livro? Porque para além de explicar claramente a obra e como esta é construída, ainda deixa espaço para que vocês descubram o futuro por vocês mesmos. Pois, afinal, isso é que é o mais importante: cada um de nós ser capaz de escalar a montanha sozinho, apesar de todos os desafios, e depois de contemplar o mundo a partir do topo, tendo em conta o caminho percorrido.
   Que metáfora, profunda, hoje estou mesmo num dia sim. Mas, pronto, para não ficarem desiludidos, imaginem um futuro onde todos temos lentes de contacto com acesso à internet, um futuro onde misturamos a realidade real com a realidade virtual, um mundo onde milhões de pequenos sensores de ADN, e nanopartículas, patrulharão as nossas células sanguíneas procurando detetar os primeiros sinais de doença, um futuro onde podemos reverter o próprio processo do envelhecimento, um futuro onde naves espaciais usarão a propulsão a laser ou um futuro onde seja possível apanhar um elevador espacial, carregar no botão «para cima» e fazer uma visita ao espaço, depois de, em minutos, percorrer milhares de quilómetros.
   Acho que até já disse demais, mas é isto que vão encontrar no livro acompanhado com uma linguagem clara e simples cheia de cómicas relações com filmes e séries, como o Star Trek, Harry Potter, 2001, Odisseia no Espaço, entre outros. E ainda é importante referir que não é necessário praticamente nenhum conhecimento científico para perceber o livro pois todos os exemplos apresentados são explicados pelo autor. Por isso, seus leigos, não comecem com as tretas do costume de que vai ser difícil ler e perceber um livro de física, e que para além disso ainda são uma seca.
Achei o livro fascinante e não tenho nada de negativo a apontar sobre, ao que eu gosto de chamar, o guia para o futuro científico. E mesmo que tivesse também não iria dizer, porque afinal de contas estou-vos a tentar “vender” o livro. 
Para terminar deixo-vos com uma frase de um dos maiores pensadores/brinquedos dos nossos tempos:
“Para o infinito, e mais além”.
Guilherme Pangas, 12.ºCT2

Sem comentários:

Enviar um comentário