2018-04-07

Ler Ciência - livros lidos 2018




Mani Bhaumik, O Detective do Cosmos, Gradiva, 2009



A escolha deste livro deve-se ao facto de, ao ler a sinopse do livro, ter ficar interessado nas perguntas colocadas na sinopse tais como: “Como e quando começou o universo?”; “De que são feitas as estrelas?”; “A que distância estão as galáxias mais longínquas?” e por outras duas razões: ser um tema que me causa curiosidade e de estar escrito numa linguagem muito simples de compreender sem necessitar de grande conhecimento científico ou físico, só esta parte já não é uma tarefa fácil mas “O Detective do Cosmos” é a prova de que é possível.
O livro responde às perguntas feitas anteriormente e ainda desvenda enigmas fundamentais do cosmos numa viagem fascinante de descoberta e encantamento presentes neste livro. Com este livro consegui descobrir factos impressionantes e interessantes sobre nebulosas e buracos negros, galáxias e até sobre o coração de estrelas de neutrões. O autor acompanhava estes factos todos com uma investigação dos aspetos mais insólitos do cosmos. Além destes factos interessantes, o livro também está repleto de fotografias deslumbrantes, sendo então um livro ideal para curiosos de todas as idades.
Para concluir queria dizer que Mani Bhaumik baseia-se em avanços recentes da ciência para nos trazer novas imagens, bem como panorâmicas e perspetivas mais abrangentes, do esplendor do universo. O autor desafia-nos a olhar para a beleza e complexidade dessas imagens sobre o cosmos.

João Alves, 12ºCT2

Sem comentários:

Enviar um comentário