2018-04-07

Ler ciência - livros lidos 2018



Stephen Hawking, A Teoria de Tudo – A Origem e o Destino do Universo, Gradiva, 2010






Duas leituras:



A escolha do livro deveu-se ao facto de, dos livros que a professora nos propôs ler, este parecer o mais interessante e também por ter sido escrito por um físico de renome (Stephen Hawking).
O livro começa por retratar várias ideias e teorias que tínhamos sobre o Universo, há muitos anos atrás, tais como o de a Terra ser o centro do Universo (Geocentrismo), e, seguidamente, o autor fala-nos sobre algumas áreas da física que estudou, como a origem do Universo e os buracos negros.
Concluindo, a minha opinião sobre o livro é positiva, para além de ter achado o tema muito interessante, o autor consegue fazer um excelente trabalho, ao explicar um tema bastante complexo de forma clara e fácil de perceber. Para além disto o autor recorre a um humor suave em algumas das suas explicações que torna a leitura do livro mais apelativa.
Recomendo a leitura a qualquer pessoa que procura aprofundar os seus conhecimentos sobre o Universo ou que seja interessada em física.



Márcio Gonçalves, 12º CT2
 

Um livro, publicado pela primeira vez em 2008, que se baseia na forma de como era vista a astronomia desde o tempo de Aristóteles até aos dias de hoje. De uma maneira simples e com linguagem acessível, Stephen Hawking explica algumas das teorias mais antigas da Humanidade, acerca da criação do Universo, da natureza dos buracos negros e da relação espaço-tempo. No fim do livro, já numa tendência mais de futuro, Stephen Hawking levanta certas questões da física moderna que continuam sem resposta, onde julga que uma unificação de todas as restantes teorias pode ser a solução, de maneira a termos uma “Teoria de Tudo”.
A escolha deste livro foi inicialmente feita pelo facto de este ser um livro pequeno, o que permitia obter um conhecimento suficiente do livro de modo a conseguir realizar a apresentação. Outro dos parâmetros foi obviamente o tema tratado no livro, a astronomia, um tema que é do meu gosto pessoal, o que contribui sempre para um maior interesse no livro. Agregado a isto, encontra-se o autor do livro, um cientista de prestígio, que sempre se preocupou com a divulgação científica, contribuindo assim para uma ainda maior credibilidade do livro.           
Relativamente à minha leitura da obra e, tal como referido durante a minha apresentação da mesma, eu pretendo reforçar a leitura de partes que ainda não ficaram totalmente esclarecidas, de modo a conseguir uma visão mais explícita acerca desses mesmos assuntos.
Um livro recomendado para quem pretende fazer uma introdução à Astronomia, ou para quem ainda não tem um nível de conhecimentos relacionados com a Física muito elevados, dada a acessibilidade deste livro ao nível de linguagem e conceitos. Recomendado também para qualquer leitor que possa ainda duvidar da genialidade de um autor tremendo, Stephen Hawking.


            Pedro Marques, 12ºCT1

Sem comentários:

Enviar um comentário