2018-04-07

Ler ciência livros lidos 2018


HART-DAVIS, Adam; FARNDON, John; GREEN, Dan; HARVEY, Derek; JOHNSON, Penny; PALMER, Douglas; PARKER, Steve; SPARROW, Giles; 2016. O livro da Ciência. Lisboa: Marcador.




           Esta obra é composta por teorias isoladas quer sejam do início da ciência (c.600 a.C.), quer sejam dos dias de hoje. No entanto, estas teorias têm obviamente um fio condutor que é exatamente a evolução da ciência com o passar dos anos desde 600 a.C.
            A obra está dividida em 6 grandes capítulos: O início da ciência, onde as ideias mais retrógradas e menos aceites (atenção, não são todas) são apresentadas; Revolução científica, no qual são apresentadas ideias como as de Copérnico, Galileu e Kepler; Expandir Horizontes, que é o capitulo em que começa a aparecer mais teorias que são aceites hoje em dia; Um século de progresso, capítulo no qual a Biologia e a Física imperam, sendo também o mais extenso do livro; Uma mudança de paradigma, onde, finalmente aparece as ideias de Albert Einstein que é o “rei” deste capítulo; Os pilares fundamentais, sexto e último capítulo onde são apresentadas ideias mais inovadoras devido a se referir aos dias de hoje.
             Eu gostei bastante do livro devido a este estar escrito numa linguagem simples com explicações curtas e concisas que evitam o jargão técnico, diagramas passo a passo que desembaraçam teorias complicadas, como a de Einstein, citações clássicas que tornam memoráveis as descobertas científicas e ilustrações que melhoram a nossa compreensão da ciência.
            Portanto, caso me perguntassem se o recomendaria, eu respondia com prontidão que sim devido a tudo o que já falei no parágrafo anterior. 

Miguel Nunes, 12.ºCT2 

Sem comentários:

Enviar um comentário