2018-06-13

Do bem comum - textos Português

Publicamos cinco textos produzidos por alunos do 12.ºCT1 no âmbito da disciplina de Português.  Trata-se de reflexões sobre o bem comum e sobre o papel dos jovens enquanto indivíduos.
Este é o primeiro:


O objetivo equilibrado

     O equilíbrio é sempre a solução perfeita. Embora, na sociedade atual, sejam muitos os casos de narcisismo e de ambição desmesurada, acredito que é possível fazermos o melhor para o bem comum e, mesmo assim, sairmos beneficiados.

     Em primeiro lugar, temos de avaliar aquilo que realmente irá contribuir para a nossa felicidade. Vários são os testemunhos de pessoas ao longo da história que tinham tudo, dinheiro, fama, poder, e, apesar disso, não se sentiam realizadas e felizes. Por outro lado, todos nós temos a experiência pessoal da felicidade de presentear alguém de quem gostamos, porque fazer os outros felizes faz-nos felizes, é contagiante.

     Em segundo lugar, hoje, mais do que nunca, a luta pelo bem comum deve fazer parte dos nossos objetivos pessoais. A nossa presença na Terra está a ter impactos avassaladores no nosso planeta e a sua sustentabilidade não deve ser tida como garantida. A única forma de ter um impacto positivo no ambiente é se esta for uma preocupação de todos. Só se trabalharmos em equipa é que vamos conseguir mudar algo de substancial e melhorar o nosso planeta e a nossa sociedade, o que, consequentemente, irá resultar numa melhor vida para todos.

     Em suma, acredito que devemos trabalhar e fazer um esforço para alcançar um equilíbrio sustentável entre os nossos interesses individuais e aquilo que é melhor para todos. Esta é a única forma de alcançarmos uma vida que nos deixe realizados e satisfeitos.

Maria Esperança, 12.ºCT1

Sem comentários:

Enviar um comentário