2018-06-13

Do bem comum - textos Português

Publicamos cinco textos produzidos por alunos do 12.ºCT1 no âmbito da disciplina de Português.  Trata-se de reflexões sobre o bem comum e sobre o papel dos jovens enquanto indivíduos.
Este é o segundo:

Se, para uns, a conquista de uma vida melhor é o principal objetivo, para outros, a luta pelo bem comum da sociedade sobrepõe-se aos interesses individuais.



A forma como as pessoas encaram o bem-estar da sociedade em que vivem e os seus próprios interesses e objetivos de vida diverge muito de cidadão para cidadão. É verdade que muitas pessoas dão primazia aos seus interesses individuais, enquanto outras se esforçam pelo bem comum. Mas não serão as duas perspetivas conciliáveis? A meu ver, está claro que sim.

                Compreendo perfeitamente quem se esforça por conseguir uma vida melhor (estaria a ser hipócrita se não o assumisse), mas isso não invalida que não se preocupem também com o bem comum da sociedade em que vivem. É perfeitamente possível investirmos em nós próprios (através da educação, da cultura, do ensino…) e, simultaneamente, procurar, através do voluntariado, por exemplo, contribuir com parte do nosso tempo e disponibilidade para uma sociedade mais justa.
Não obstante a importância que a nossa ajuda pode ter na vida de quem ajudamos, estou em crer que também nós beneficiamos com isso, por sabermos que estamos a ter um papel ativo na luta pelo bem comum. No fundo, a felicidade dos outros está em tudo relacionado com a nossa própria felicidade, fazendo todo o sentido o desejo de procurarmos o melhor para nós e para aqueles que nos rodeiam. Prova disso é a forma como vários voluntários de associações humanitárias como a Unicef e a Santa Casa da Misericórdia se sentem recompensados por poderem contribuir para um bem-estar geral.
Em suma, sou defensor de uma posição segundo a qual nos esforçamos para obter uma vida melhor, sem que para isso tenhamos de prejudicar aqueles que nos rodeiam.
Paulo Silva, nº20, 12ºCT1
 

Sem comentários:

Enviar um comentário