2018-06-13

Do bem comum - textos Português

Publicamos cinco textos produzidos por alunos do 12.ºCT1 no âmbito da disciplina de Português.  Trata-se de reflexões sobre o bem comum e sobre o papel dos jovens enquanto indivíduos.
Este é o terceiro:


Se, para uns, a conquista de uma vida melhor é o principal objetivo, para outros, a luta pelo bem comum da sociedade sobrepõe-se aos interesses individuais.


Todos os seres humanos são diferentes, mesmo aqueles que por mera coincidência vieram ao mundo no mesmo momento. Disto pode-se concluir que existem prioridades diferentes para todos, sendo algumas destas incompatíveis na sociedade atual.
A meu ver, hoje em dia, é difícil de conciliar uma boa qualidade de vida em termos monetários com a luta pelo bem comum. Embora seja fundamental, em primeira instância, esclarecer que a definição de uma vida melhor varia de pessoa para pessoa. De facto, para uns, uma vida boa passa por ter muito dinheiro e viver à vontade, sem preocupações, enquanto que para outros uma vida boa implica uma combinação de bem-estar pessoal e capacidade monetária suficiente para não estar sempre preocupado, porque, sendo realistas, ninguém vive sem dinheiro.
A capacidade de combinar as duas perspetivas dependerá do que cada pessoa quiser dar de si. Quem receber muito dinheiro, apesar de poder doar algum e fazer algo para o bem comum, nunca irá abdicar de certas coisas de que poderia abdicar, como certas atividades complementares. Quem viver com os mínimos, terá que fazer o que pode e como pode para o bem comum.
Concluindo, mesmo que seja difícil combinar os interesses individuais com o bem comum na sociedade atual, acredito cegamente que com esforço e dedicação as pessoas conseguirão encontrar uma maneira de conciliar tudo.
Tomás Jorge , 12.ºCT1
 

Sem comentários:

Enviar um comentário