2018-06-13

Do bem comum - Textos Português

Publicamos cinco textos produzidos por alunos do 12.ºCT1 no âmbito da disciplina de Português.  Trata-se de reflexões sobre o bem comum e sobre o papel dos jovens enquanto indivíduos.
Este é o quarto:




Um bem comum de interesse pessoal

Se, para uns, a conquista de uma vida melhor é o principal objetivo, para outros, a luta pelo bem comum sobrepõe-se aos interesses pessoais. Mas será que a luta por um bem maior não acaba por ir ao encontro da procura de uma vida melhor e, consequentemente, dos nossos projetos e interesses pessoais? Será que estas perspetivas não se conciliam?
Na sociedade atual, um dos temas mais abordados é a manutenção de um ambiente limpo e saudável. A luta por um bem comum superior a todos nós: o planeta Terra. Talvez pensemos, ao tomarmos a decisão de participar em ações de limpeza de matas e de praias, que se trata de uma atitude totalmente altruísta. Mas, na verdade, não é do nosso interesse pessoal estar numa praia limpa? Ou poder fazer um piquenique sem estarmos rodeados de garrafas partidas e sacos de plástico abandonados? Exatamente, a resposta parece-me ser afirmativa.
Mas se com o exemplo anterior ainda não estiverem convencidos, pensemos agora na área da saúde. Esta, nos dias de hoje, procura exaustivamente conhecer a origem e encontrar a cura para as mais diversas doenças. Claro que se trata de um bem comum, afinal todos os anos milhares de pessoas morrem com cancro e doenças degenerativas. Mas, mais uma vez, será que não procuramos essas curas como uma salvaguarda, quer em relação às pessoas que mais amamos, quer a nós próprios?
A verdade é que talvez as nossas ações não tenham só em vista um bem comum afastado dos nossos interesses ou vice-versa e, sinceramente, não penso que isso seja importante. Se refletirmos, o melhor será mesmo conciliar essas duas vertentes. É o conjunto das duas que nos permite evoluir e conquistar verdadeiramente aquilo que chamamos de “vida melhor”.

Vera Lobito, 12ºCT1

Sem comentários:

Enviar um comentário